Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 21 de agosto de 2010

Teresina-Prefeito inicia integração com 20 ônibus padrozinados na cor verde

Trajetos serão identificados, agora, por número de cinco dígitos e pela cor do letreiro no pára-brisa dos veículos.Prefeitura de Teresina e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut) estão entregando na manhã de hoje (21), na Avenida Raul Lopes, 20 ônibus padronizados para a população. A iniciativa é vista como o início do processo de integração do transporte coletivo da cidade. Até o final do ano, mais 20 coletivos serão padronizados na cor verde.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com




Com base em lei municipal, todos os veículos dedicados ao transporte de passageiros urbanos da capital do Piauí serão da cor verde. Sendo assim, a identificação das linhas será realizada através de numeração específica, composta de cinco dígitos, e de cores diferenciadas dos letreiros seguindo padrão estipulado por zona.


Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Ricardo Freitas, já é aguardo dificuldades no processo de adaptação ao novo sistema. “Vai ser uma padronização gradual para que as pessoas possam identificar seus destinos pelos dígitos. Admitimos que no início teremos problemas, mas com o tempo as pessoas saberão identificar”, diz.





Cada veículo entregue está adaptado para transportar com segurança e conforto cadeirantes e pessoas com deficiências. Estima-se que uma unidade do ônibus esteja avaliada em R$ 250 mil devido ao moderno sistema de elevador que promove a acessibilidade do transporte.


O presidente do Setut, Herbert Miúra, avalia com entusiasmo a iniciativa e vê, em um futuro breve, a implantação do sistema integrado de linhas coletivas de transporte urbano. “A padronização é vantajosa. É uma preparação para a integração. As empresas estão preparadas, agora dependem da estruturação da Prefeitura com a construção de terminais e definição de linhas”, opina.


O prefeito de Teresina fez questão de testar os veículos. Elmano Férrer subir em dos ônibus através do elevador, olhou, sentou e disse que os transportes estavam aprovados para o uso da população. “É confortável”, garante.





Esclarecimentos à população
A Prefeitura de Teresina está distribuindo panfleto esclarecendo a população sobre o novo sistema de padronização dos ônibus. “É importante que todo usuário aprenda a identificar o seu ônibus pela placa colorida que está no pára-brisa (vidro da frente do ônibus) observando a cor e o número referente a sua zona e o seu itinerário”, explica Ricardo Freitas.


Os ônibus que fazem linha para a região Norte terão letreiros na cor verde; para a região Sul serão amarelos; os transportes que circulam pela zona Leste terão letreiros vermelhos; os que fazem linha pela zona Sudeste trarão a cor azul.





Outras duas cores foram determinadas: amarelo-abóbora para os circulares e preta para os diametrais. Outra novidade é que até o final do mês de agosto será lançado o vale transporte eletrônico.


Flash de Yala Sena (do local)
Redação de Lívio Galeno
redacao@cidadeverde.com

Fonte:http://www.cidadeverde.com/prefeito-inicia-integracao-com-a-padronizacao-dos-onibus-63531

Nenhum comentário:

Postar um comentário