Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cartão substitui vale-transporte em Teresina

28/07/2010

Cartão substitui vale-transporte em Teresina

Todos os 454 ônibus da cidade vão utilizar o vale transporte eletrônico a partir do dia 31 de agosto

Cartão substitui vale-transporte em Teresina

O vale-transporte eletrônico começa a ser utilizado no sistema de transporte urbano de Teresina a partir de 31 de agosto. O cartão será adquirido pelas empresas, que poderão comprar crédito pela internet e repassar aos funcionários. Para os trabalhadores autônomos, a solução será um cartão avulso, que ainda será implantado pelo Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina) e poderá ser adquirido pelos usuários nos postos credenciados. O gerente do Sindicato, Fábio Prado, afirma que não será preciso fazer nenhuma readequação nos ônibus, já que as máquinas utilizadas atualmente estão aptas para a leitura dos novos cartões.

"A tecnologia é a mesma, só estamos substituindo o cartão, que será lido através de uma tecnologia de radiofreqüência", afirmou. O mesmo sistema é utilizado por mais de 20 mil estudantes que já estão com os novos cartões. "Utilizamos as duas tecnologias a cerca de seis meses", completa. Fábio diz que o sistema de bilhetagem eletrônica começou a ser implantado em 2003 entre os estudantes e que nesse ano será consolidado o projeto. Posteriormente, também serão substituídos os cartões de gratuidade, voltados para idosos, portadores de necessidades especiais, policiais civis e agentes penitenciários.

Com a implantação da bilhetagem eletrônica, o vale transporte de papel está com os dias contados. "O novo sistema traz mais comodidade, segurança e facilidade ao usuário. O vale transporte de papel vai desaparecer do mercado naturalmente. Mesmo assim será definido um prazo para o encerramento das vendas de vales", destacou. Além dos benefícios citados, o gerente fala ainda da questão da segurança. Quando o sistema for totalmente implantado não haverá circulação de dinheiro nos ônibus, que deixam de ser alvos de assaltantes.

O vale transporte eletrônico será lançado dentro da programação do aniversário de Teresina, em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans). Outra novidade anunciada pelo Setut é a compra direta pela internet quando o usuário poderá imprimir um boleto bancário e depois do pagamento processado o crédito é contabilizado no cartão. "Em caso de roubo e perda o funcionário comunica a empresa que entra em contato com o Setut e solicita o bloqueio do cartão. Isso já é feito entre os estudantes", explica.

O cartão terá um custo, ainda não definido pelo Setut. Atualmente, Teresina possui uma frota de 454 ônibus e todos irão utilizar o vale transporte eletrônico.

Diário do Povo

http://www.tribunadosol.com.br/coluna.asp?id=65252

Nenhum comentário:

Postar um comentário