Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 22 de agosto de 2010

Teresina ganha mais 20 ônibus dotados de acessibilidade


TERESINA 158 ANOSVinte ônibus coletivos padronizados foram entregues à população. Os veículos possuem plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e fazem parte do processo de renovação da frota da cidade. Até dezembro serão 40 veículos modernos que valorizam a acessibilidade circulando. A padronização é mais uma etapa do Plano Diretor de Transporte que está sendo implantado pela Prefeitura de Teresina.

A solenidade de entrega faz parte da comemoração do aniversário de 158 anos de Teresina. “A nossa cidade está crescendo e por isso precisamos adaptá-la para a chegada desse desenvolvimento”, disse o prefeito Elmano Férrer, que aproveitou a oportunidade para solicitar aos empresários da área de transportes públicos presentes que ampliem a quantidade de linhas e leve os transportes para os novos bairros que têm surgido em Teresina. “Tenho visitado muitas comunidade e é constante a solicitação da população para que os ônibus circulem próximo às suas casas”, enfatizou.

De acordo com o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Freitas, o processo de renovação da frota atende à Lei Federal da Acessibilidade. “Com a renovação da frota, até o final deste ano, 20% dos ônibus que circulam em Teresina estarão dotados de meios que garantam o direito de ir e vir das pessoas que possuam alguma dificuldade de locomoção”, destacou.

A padronização faz parte do projeto de integração das linhas de ônibus. “Estamos empenhados em melhorar a nossa frota, pois a cidade está crescendo e precisamos oferecer um bom serviço. No final do mês será lançado o vale eletrônico, que também ajudará nesse processo”, frisou o presidente do Sindicato dos Transportes Urbanos de Teresina, Herbert Miúra.

Padronização dos ônibus

Com a criação do SITT (Sistema de Transporte de Teresina) foi necessária a padronização dos veículos do transporte urbano coletivo de passageiros. Ter a mesma cor em todos os ônibus é uma medida prevista no Plano Diretor de Transportes como uma das etapas para a integração do sistema e já é realidade na maioria das capitais brasileiras.

Em Teresina a padronização foi estabelecida pela Lei Municipal nº 3946 de 16/12/2009 que especifica o layout determinando além da mesma tonalidade de verde, a logomarca da empresa, o número de identificação do veículo e a destinação das linhas em locais visíveis.

A decisão municipal reforça a lei federal que determina um padrão para os coletivos. De acordo com as normas, os letreiros de ônibus urbanos e rodoviários em todo o Brasil devem ter letras brancas ou amarelas e tamanho mínimo de 15 centímetros, para que possam ser identificados a uma distância de 50 metros.

Toda a frota de Teresina já está ganhando a nova padronagem. Além da cor verde, a logomarca do SITT, que faz uma alusão a Ponte João Isidoro França, e do número da linha, os ônibus trazem em destaque um número com cinco dígitos que reforça a identificação do veículo. Os dois primeiros correspondem ao registro da empresa junto a STRANS. Os três últimos se referem ao veículo para o controle interno da empresa.

Para facilitar a identificação pelos usuários até então acostumados a reconhecer as linhas de ônibus pela empresa, eles devem memorizar o número da linha que acompanha o nome do bairro de destino no letreiro luminoso. Essa numeração própria também deve ser exposta em placas de acrílico com dimensões 20 x 35 cm, dispostas no pára-brisa direito. A numeração ajuda a identificação da linha inclusive para analfabetos, já que é mais fácil memorizar a seqüência numérica. As placas terão cores diferenciadas para cada zona de Teresina, de acordo com a seguinte especificação:

Linhas da zona Norte - cor verde bandeira

Linhas da zona Sul - cor amarela

Linhas da zona Leste - cor vermelha

Linhas da zona Sudeste - cor azul

Linhas circulares - cor laranja

Linhas diametrais - cor cinza


Mais informações:
STRANS
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito

Av. Pedro Freitas, 1227 – Bairro Vermelha
CEP 64.018-201 - Teresina-PI
0800 86 9009 / 3122 7600

Um comentário:

  1. ABSURDO! + DE 500 ÔNIBUS 100% VERDES NUMA CIDADE QUE NÃO PARA DE CRESCER E AINDA AS TAIS PLACAS EM 6 CORES DIFERENTES APENAS NA PARTE FRONTAL DO ÔNIBUS E AINDA CERCA DE 10 EMPRESAS DIFERENTES OPERANDO O SISTEMA TODAS EM UMA COR SÓ ATÉ O FIM DE 2012!!! ABSURDO! Cadê os busólogos piauienses e teresinenses que não se manifestam ?
    Conheço cerca de 100 cidades do Brasil e em TODAS, isso mesmo em TODAS onde tais cores padrão foram implantadas o transporte NÃO MELHOROU ou melhor, melhorou para as empresas por 2 motivos:
    - aumento do nr. de passageiros, motivo: passageiros pegando ônibus errado independente de existir as tais placas diferenciadas na parte frontal ou não
    - as empresas relaxadas ganharam um prêmio! Elas podem continuar sendo ruins e se misturarem com as empresas eficientes do Sistema pois estarão ESCONDIDAS em uma mesma cor. Prefeito de Teresina por favor cuide de seu povo e sua gente e CANCELE tal decisão equivocada da STRANS.
    Teresina além de copiar as cores de CURITIBA, vai ficar muito parecida com qualquer cidade de 4o. mundo que tem nos ônibus de uma só cor apenas uma medida de economia.
    TERESINA por ser a única das 9 capitais do Nordeste que NÃO TEM PRAIA,merecia uma pintura de ônibus muito melhor e mais criativa. Bons exemplos não faltam:
    - Vitória-ES e principalmente
    - Aracajú-SE onde cada empresa tem sua cor, apenas o design é padrão, mas a cor muda conforme a empresa.
    Enviem e-mails , entre este e-mail deste indignado catarinense que ama Teresina e não quer vê-la imitando qualquer cidade vaga***da do Brasil. TERESINA precisa ter sua própria personalidade e cultura regional preservada e os ônibus com as cores atuais fazem parte da cultura de sua bela, trabalhadora e sofrida gente.
    MARCOS NASCIMENTO
    marcos.nascimento98@yahoo.com.br
    047 96035480

    ResponderExcluir