Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 28 de agosto de 2010

Prefeitura Municipal de João Pessoa entregará mais 13 ônibus adaptados para a população

PMJP entregará mais 13 ônibus adaptados para a população
Da Redação com Secom/JP - 28/08/10

Foto:Secom/JP

Na próxima segunda-feira (30), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), entrega á população mais 13 ônibus acessíveis que vão atender pessoas portadoras de necessidades especiais, entre elas, os cadeirantes e deficientes visuais. A entrega será feita pelo prefeito Luciano Agra, às 10h, no Parque Sólon de Lucena (Lagoa).

Nos últimos oito meses, a PMJP quase triplicou o número de veículos acessíveis, passando de 42 em dezembro do ano passado para 128 neste mês de agosto, um crescimento de 67%. Dos 445 ônibus circulando diariamente na cidade, 28,7% são adaptados. Na atual gestão, a frota de veículos adaptados cresceu mais de 18 vezes.

Em 2005, a cidade contava com apenas sete veículos (1,7% da frota) dotados de mecanismos que facilitam o transporte de pessoas com necessidades especiais. Atualmente, a Capital conta com uma frota de ônibus dois anos mais nova que a média nacional, que é de 5,5 anos. Em João Pessoa a média é de 3,2 anos.

Os ônibus que serão entregues nesta segunda-feira (30) são adaptados com elevadores, para permitir o fácil acesso a cadeirantes. As portas são mais largas (medem um metro e 10 centímetros, enquanto que os ônibus convencionais têm apenas 90 centímetros), contam com cadeiras diferenciadas, mais largas, destinadas a mulheres grávidas e pessoas obesas, corrimãos especiais para deficientes visuais, sinal de parada com escrita em Braile e um dispositivo que só possibilita a partida após as portas estarem completamente fechadas. Além disso, os veículos são zero quilômetro, possuem novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição.

"Quem sai ganhando com esta renovação da frota é a população pessoense, pois além de contar com ônibus novos e mais confortáveis, que dispõem de recursos que facilitam o transporte, agridem menos ao meio ambiente. Buscamos esta melhora contínua do Sistema de Transporte Público de João Pessoa, com o Terminal de Integração, com a Integração Temporal, Integração nos bairros e a Integração Metropolitana, além do Passe Legal, mas também investimos na qualidade dos ônibus", afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

A renovação da frota faz parte do programa de melhoria do sistema de transporte urbano e é possível a partir de um Termo de Compromisso firmado pelas empresas de transporte junto à STTrans. "A mobilidade urbana e o transporte público de qualidade são grandes objetivos seguidos pela STTrans. Ao longo destes cinco anos, a frota de veículos acessíveis cresceu muito e nossa meta é que ela cresça ainda mais", assegurou Laura Farias.

Fonte:http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=757175

Nenhum comentário:

Postar um comentário