Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mato Grosso-Empresários do transporte intermunicipal recebem orientações sobre o cronotacógraforosso-


SUZI BONFIM
Ascom/Ager-MT

Empresários que atuam no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros em Mato Grosso recebem orientações do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq) sobre a fiscalização do cronotacógrafo ou simplesmente tacógrafo, como é mais conhecido o equipamento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por veículos de passageiros com mais de dez lugares. A reunião foi realizada, na manhã desta terça-feira (24.08), na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Ager-MT) em função do convênio firmado entre as duas instituições para fazer cumprir a determinação da lei, no setor. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que todos os veículos de transporte de carga e de passageiros têm que ter o cronotacógrafo instalado.

Em Mato Grosso, o Imeq está verificando e, por enquanto, apenas orientando o setor sobre a necessidade de adequação do veículo, antes de aplicar qualquer penalidade. O diretor de Fiscalização do Imeq, Renê Rodrigues, disse que os veículos têm que instalar o cronotacógrafo em uma oficina mecânica cadastrada pelo instituto como Posto de Selagem. “O Imeq irá fazer então, os testes (ensaios metrológicos) para avaliar o funcionamento do equipamento e emitir o certificado provisório do veículo que tem três meses de validade”, explicou.

Na fiscalização da Ager-MT, o cronotacógrafo é mais uma ferramenta que será averiguada para assegurar qualidade e conformidade do setor de transporte intermunicipal. “A Agência está colaborando com o Imeq no processo de orientação dos empresários do setor para que esta adequação aconteça e os veículos tenham a ferramenta que assegura mais segurança aos usuários”, disse o diretor de Transportes da Ager-MT, Marco Danilo do Prado. Participaram ainda da reunião, representantes da União Transportes e Turismo Ltda do Sindicato das Empresas de Transporte (Setromat), da Associação das Empresas do Transporte Turístico e Alternativo Intermunicipal (Attai) e das secretarias de Transporte de Várzea Gande e de Cuiabá.


Fonte: SECOM-MT
Visite o website: www.secom.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário