Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Recife - Ônibus serão fiscalizados por GPS

Passageiros vão ter informações sobre os horários dos coletivos nas paradas e nos terminais integrados


A maior reclamação dos usuários do transporte por ônibus é a espera. Não saber a que hora o ônibus vai chegar, além de causar uma certa angústia é também perda de tempo. Uma pesquisa divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), apontou que 45% dos usuários do sistema reclamam da demora. Pelo menos parte desse problema pode estar mais perto do fim. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano iniciou o processo licitatório para o desenvolvimento de um software que vai monitorar o sistema de transporte por meio de GPS e dispor com precisão do horário de chegada e partida dos coletivos. A previsão é de que, a partir de outubro, tenha início o monitoramento das linhas.


Terminal Integrado da Caxangá já dispõe de quatro painéis eletrônicos. Foto: Andre Marins/Esp.DP/D.A Press.
A fiscalização em tempo real será feita por uma central de controle via internet na sede do Grande Recife. As informações colhidas pelo software vão alimentar os painéis que serão instalados nos terminais integrados e nas estações dos corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO) e enfim chegar aos usuários. Para isso toda a frota precisará estar equipada com GPS. Atualmente 53% da frota dispõe do equipamento.

De acordo com a diretora de operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, a prioridade será equipar os terminais integrados. "Vamos priorizar inicialmente cinco terminais: da PE-15, Pelópidas da Silveira, Macaxeira, Camaragibe e Santa Joana. O restante será equipado com a consolidação do sistema", disse. A estimativa, segundo Taciana Ferreira, é que a partir de 2011 os usuários comecem a dispor das informações. Além dos terminais, as estações fechadas dos corredores exclusivos do TRO vão receber os painéis. "São monitores de LCD e precisam ter um espaço seguro para a instalação. As estações fechadas e os terminais integrais dão essa condição", afirmou.

O monitoramento das linhas vai ajudar também em questões de desvios de itinerários ou engarrafamentos por protestos nas vias ou acidentes. "No caso de um engarrafamento, por exemplo, a gente tem como precisar se será mais rápido acionar outro ônibus para atender aos usuários que estão na outra ponta esperando", explicou Taciana Ferreira. O controle irá possibilitar o gerenciamento das linhas seja liberando mais veículos para as ruas ou reduzindo a quantidade se não existir demanda.

Caxangá - O sistema que será instalado nos terminais integrais é semelhante ao que existe no Terminal Integrado da Caxangá. Reformado pela Prefeitura do Recife, ele foi equipado com quatro painéis digitais. Pelo terminal circulam diariamente sete linhas integradas e uma frota de 41 ônibus que realizam 508 viagens por dia. O investimento no sistema foi de R$ 100 mil. Mas atende apenas as linhas daquele terminal.

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/26/urbana1_0.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário