Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Luciano Agra eleogia empresas por anteciparem renovação de frota de ônibus

31/08/10

Da Redação com Ascom

Foto: Montagem/Paraibaonline

Os treze novos ônibus, todos especiais, que as empresas de transportes coletivos de João Pessoa apresentaram, na manhã desta segunda-feira (30), já estarão circulando na cidade a partir desta terça-feira. Na cerimônia de entrega dos veículos, realizada no anel interno da Lagoa, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra elogiou o compromisso dos empresários do setor que se anteciparam em cumprir a Lei no quesito acessibilidade e renovação anual da frota. Para Mário Tourinho, diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), o reconhecimento do prefeito é o resultado de um trabalho de melhoria contínua das empresas.

Entusiasmado com a evolução pela qual o transporte público de João Pessoa está passando, o prefeito Luciano Agra elogiou a capacidade de gestão das empresas de transporte da Capital e anunciou que novas melhorias deverão ser implantadas. “Mal pensamos em colocar mais ônibus com alta capacidade de acessibilidade e as empresas se anteciparam em agregar novas unidades à frota. E vamos mais além, estamos contando com uma cooperação internacional para fazer um estudo de reestruturação do sistema de transportes públicos de passageiros e, provavelmente, a introdução de um sistema diferenciado de alta capacidade”, afirmou o prefeito. Mário lembrou, neste aspecto, que o sistema local já disponibiliza veículos de alta capacidade, com a introdução dos três ônibus articulados.

O elogio foi recebido com satisfação pelos empresários presentes na solenidade de entrega dos novos ônibus. “Estamos com mais de 120 veículos adaptados, cerca de 30% da frota com a potencialidade de realizar 36 mil viagens por mês, para uma demanda que naturalmente não exigiria tanto. O percentual de ônibus dotados dessas adaptações exigidas pela Lei de Trânsito seria de apenas de 3%. Mesmo assim vamos avançando e o resultado disso é inserir João Pessoa no cenário nacional como uma das capitais que mais se destaca no item acessibilidade e sistema referência em se tratando de transporte público”, afirmou Mário Tourinho. O diretor executivo da AETC lembrou, ainda, que João Pessoa tem uma das frotas mais novas do país, com média de 3,6 anos. “Temos a frota mais nova do que a cidade de Curitiba, considerada referência de transporte público mundial, que possui 5,4 anos de média”, destacou Mário.

E quem termina por colher os frutos de ações em conjunto como estas entre poder público e iniciativa privada é o próprio consumidor que é, diretamente, beneficiado com as melhorias, como é o caso de Reginaldo Faustino da Silva, portador de deficiência e usuário constante dos ônibus da capital. “Utilizo ônibus adaptados desde o primeiro a ser implementado. Antigamente, eu precisava entrar por trás do ônibus, tinha que dobrar a cadeira e precisa contar com a ajuda das pessoas para subir nos ônibus, tudo isso mudou. Hoje, tenho liberdade e autonomia para me locomover”, afirmou o usuário.

Fonte:http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=757782

Nenhum comentário:

Postar um comentário