Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Rio de Janeiro lança primeiro ônibus híbrido produzido no Brasil


O Rio de Janeiro apresentou na quarta-feira, 26/05/2010 - o primeiro ônibus híbrido movido a hidrogênio produzido no Brasil. Desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com a Fetranspor (Federação das empresas de transportes de passageiros do Rio) e as secretarias municipal e estadual de Tranportes, o veículo tem autonomia para rodar até 300 km e emissão zero de poluentes. O valor do projeto e o custo de fabricação não foram divulgados.

O ônibus atende aos padrões tecnológicos e sustentáveis que se deseja implantar no Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo o prefeito em exercício e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o ônibus é feito com tecnologia 100% brasileira. “Além de atender a todas as exigências ambientais, de segurança, acessibilidade, conforto e eficiência, este tipo de veículo não-poluente é o novo modelo de transporte público que o Rio de Janeiro quer. Será um grande salto de qualidade na vida dos cariocas”, disse.

O custo para a produção do veículo ainda está muito acima do veículo tradicional a diesel, em função de se tratar de um protótipo, disse o coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe, Paulo Miranda. O pesquisador, acredita, porém, que com uma produção em maior escala os custos seriam reduzidos, viabilizando sua utilização comercial. Além disso, o custo do ônibus com a tecnologia nacional é até 50% menor que os similares estrangeiros.

De acordo com a Coppe o projeto do ônibus híbrido coloca o Brasil no grupo de países que se prepara para ingressar na economia do hidrogênio, que poderá, no século 21, exercer o mesmo papel que o petróleo desempenhou no século passado. O veículo não emite poluentes, já que o resíduo que sai do seu cano de descarga é de vapor d'água. Além de silencioso, ele tem eficiência energética superior a dos ônibus convencionais a diesel.

Este é o primeiro ônibus de uma séria de três que serão desenvolvidos pelo programa da Secretaria de Estado de Transportes. O segundo ônibus será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico. Segundo a secretária de Meio Ambiente do RJ, Marilene Ramos, essa iniciativa vai além da programada com o Comitê Olímpico Internacional. “O compromisso com o COI era ter os ônibus circulando com uma porcentagem elevada de biodiesel, esse projeto de ônibus vai muito além. Não é redução de poluição, é uma anulação das emissões”, ressaltou. A secretária defendeu ainda que o poder público subsidie a nova tecnologia.

O ônibus híbrido vai circular na cidade de modo experimental, a partir do segundo semestre deste ano, em uma linha que será definida pela Secretaria Municipal de Transportes.

O ônibus contou com financiamento de empresas privadas, Petrobras e Finep. Agora, a Coppe negocia investimentos para a construção de pequenas frotas com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros (Fetranspor), a prefeitura e o governo estadual.

De acordo com o site Agora Vale, o novo ônibus deverá ser operado pela Viação Real e estará nas ruas pelo período de um ano, quando será avaliado em todos os aspectos possíveis, incluindo a não-emissão de gases poluentes e também em sua manutenção periódica.

Em contato com a Real Auto Ônibus, a empresa até o fechamento desta matéria não respondeu ao contato para comentar o assunto.

Com informações do Portal Copa 2014 e UFRJ
FOTO: DIVULGAÇÃO

Fonte

http://rio.revistadoonibus.com.br/noticias/20100526_riolancaprimeiroonibushibridolancadonobrasil.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário