Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Qualidade da viagem de ônibus será medida

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Do Metro Campinas


Tecnologia desenvolvida na Unicamp detecta aceleração do veículo e mostra mapa da qualidade do transporte ao final do trajeto



Uma tecnologia que partiu da tese de mestrado do engenheiro eletrônico Juan Camilo Castellanos Rodriguez, da Unicamp, é capaz de criar um mapa de qualidade de viagens, com base em um aparelho de comunicação, sem fio, via rádio, e assim, ajudar na melhoria do transporte público. 

A tese foi orientada pelo professor Fabiano Fruett, da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) da Unicamp, e já foi testada. “Fizemos testes finais usando duas linhas de ônibus. A primeira foi o circular interno da Unicamp e a segunda foi na linha que liga o campus até a moradia”, disse. 

O instrumento mede aceleração, posição geográfica e outros eventos que são produzidos durante a viagem, como a passagem por buracos nas ruas e lombadas. Quando o ônibus retorna ao terminal, as informações são transmitidas para um computador e dão um panorama de como foi a condução do motorista no percurso. 

Quanto maior a nota apresentada, melhor a qualidade do transporte. Além disso, o aparelho possui baixo custo de mercado. “Um equipamento desses, que conta com componentes vendidos comercialmente, custaria hoje no mercado algo em torno de R$ 200”, disse Fruett. 

A novidade também pode ajudar, segundo ele, na melhoria do transporte, visando a Copa do Mundo – uma das exigências da Fifa. Até agora, ainda não há previsão do produto chegar ao mercado, mas esse dia está bem próximo. 

“O desenvolvimento deste projeto está maduro, pois já testamos seu terceiro protótipo com sucesso. Creio que falta pouco para que possamos fazer a transferência tecnológica. Neste momento, estamos preparados para receber as demandas por parte das prefeituras e companhias de transporte e, a partir daí, podemos estudar cada caso e propor a forma mais adequada para que os interessados sejam beneficiados por este desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário