Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Automação de projetos: tecnologia a serviço da produção Comil


Tecnologia

Em: 11/04/2012



A Comil, uma das principais fabricantes de ônibus do país, ministrou uma palestra na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o SAE Brasil, em 22 de março. A conferência abordou o tema “Automação de Projetos 3D – Carrocerias e ônibus em um clique”, apresentado pelo engenheiro Marcio Paviani e Analista de Sistemas Roberto Busetto. O evento foi realizado no Centro de Tecnologia da Universidade e contou com um público formado por estudantes da graduação e empresários do ramo de transportes.
Paviani explica que até hoje muito foi feito para automatizar e tornar as fábricas mais eficientes, porém outras áreas da indústria, como a engenharia, carecem de tal desenvolvimento. “Na Comil, utilizamos a automação em diferentes frentes, como por exemplo, a criação automática de peças e conjuntos 3D. Isso assegura a repetitividade e a padronização das soluções aplicadas em nossos projetos”.
“A importância do domínio da automação, possibilita criar projetos de ônibus completos, com cerca de 10 mil peças, em apenas um clique”, afirma Busetto.
A empresa possui uma área denominada Engenharia Corporativa, formada por uma equipe de 11 profissionais de Engenharia e TI, com o objetivo de pesquisar e desenvolver tecnologias voltadas ao aprimoramento de seus produtos e processos.

Fonte: Comil

Nenhum comentário:

Postar um comentário