Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Campinas recebe 40 ônibus novos para o Sistema InterCamp

18/04/2012 - 12:40









Foto: Divulgação EMDEC



Márcio Souza

Inaugurando a etapa de investimentos do governo Pedro Serafim na melhoria e qualificação do transporte público coletivo, o município recebeu 40 novos ônibus, que passam a operar no Sistema InterCamp. Os veículos foram adquiridos pelo Consórcio Concicamp, formado pelas empresas Expresso Campibus Ltda. e Itajaí Transportes Coletivos Ltda.

O consórcio é responsável pela operação da área 2 do InterCamp (área vermelha), com atuação nas regiões do Campo Grande, Corredor John Boyd Dunlop e Vila Padre Anchieta, Nova Aparecida, Swift e Parque São Jorge.

Para o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), André Aranha Ribeiro, a renovação da frota do InterCamp é “essencial para atrair mais usuários para o transporte público coletivo e, dessa forma, reduzir os impactos negativos da circulação de veículos particulares, muitas vezes com apenas o motorista, no trânsito campineiro”.

Os investimentos do Consórcio Concicamp na nova frota foram da ordem de R$ 9,82 milhões. Os veículos são do tipo convencional, com capacidade para 71 passageiros.

População beneficiada

A nova frota beneficia, diretamente, mais de 80 mil usuários por dia, que utilizam as 14 linhas que recebem os novos veículos. Considerando apenas as linhas que atendem a Região do Campo Grande, são cerca de 48 mil passageiros por dia.

Nova frota

Com a entrada dos 40 novos ônibus em operação, agora o Sistema InterCamp contabiliza 1.246 veículos. A idade média da frota baixou de 4,90 anos, em fevereiro de 2012, para 4,64 anos. Considerando apenas os veículos do Consórcio Concicamp, com 272 ônibus, a idade média da frota é de 3,49 anos.

Acessibilidade

Os 40 novos veículos são todos acessíveis. Atualmente, Campinas possui 466 veículos adaptados com elevadores ou piso baixo. Ou seja, aproximadamente 38% do total da frota do Sistema InterCamp é acessível.

Usuários do transporte

De acordo com levantamento realizado pela EMDEC, em março deste ano, em todo o Sistema InterCamp, foram transportados, em média, 676 mil passageiros por dia útil. Levando em consideração março inteiro, foram 16.781.915 passageiros transportados no mês. O recorde do Sistema foi registrado em agosto do ano passado, com 16.895.119 passageiros transportados.

Confira as linhas beneficiadas

Os 40 novos veículos irão circular em 14 linhas. São elas:

2.13 – Terminal Itajaí (inclusivo);
2.21 – Satélite Íris IV (inclusivo);
2.22 – Jardim Florence I (inclusivo);
2.23 – Satélite Íris III;
2.28 – Princesa D’Oeste;
2.29 – Jardim Florence II (inclusivo);
2.30 – Ipaussurama / Carrefour Dom Pedro (inclusivo);
2.31 – Satélite Íris I (inclusivo);
2.52 – Parque São Jorge (inclusivo);
2.53 – Swift / Vila Boa Vista (inclusivo);
2.60 – Nova Aparecida / Shopping Iguatemi (inclusivo);
2.61 – Padre Anchieta I (inclusivo);
2.63 – Terminal Padre Anchieta / Terminal Mercado (inclusivo);
2.66 – Parque São Jorge / Hospital de Clínicas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário