Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 2 de março de 2014

Transporte coletivo volta à normalidade em Curitiba

01/03/2014 11:32:00


Com a decisão de motoristas e cobradores de retornar ao trabalho, aprovada em assembleia da categoria por volta das 11h30 da manhã deste sábado (1), o transporte coletivo de Curitiba volta à normalidade. Pela manhã, ainda na vigência da greve, 68% da frota estavam em operação. A previsão é que nesse início de tarde, 100% da frota programada para sábado estejam em operação.A programação definida pela Urbs para este feriado de carnaval prevê que os ônibus vão operar com horário de sábado na segunda-feira (3) e horário de domingo na terça-feira (4)
A Prefeitura considerou fundamental, para o fim da greve, a decisão da desembargadora Ana Carolina Zaina, da Justiça do Trabalho, que antecipou para esta sexta-feira (28) a audiência de conciliação inicialmente marcada para o dia 6 de março, depois do carnaval. A antecipação foi solicitada pela Prefeitura em petição protocolada na noite de quinta-feira (27) no plantão judiciário.
A greve foi iniciada à zero de quarta-feira (26). Para reduzir o impacto da falta de transporte a Urbs abriu imediatamente cadastramento de veículos particulares autorizados a oferecer transporte alternativo durante a greve. Em respeito a decisão judicial que previa percentual mínimo de frota em operação, o cadastramento só foi aberto às 6h da manhã de quarta-feira quando se configurou a paralisação de 100%.
Por determinação da Prefeitura, outros 304 veículos da frota oficial do município foram disponibilizados para reforçar o transporte, fazendo a ligação entre os terminais de integração e a área central da cidade, trafegando pelas canaletas. No total, 818 veículos – entre particulares e oficiais – atuaram no reforço ao transporte coletivo.
À exceção do primeiro dia de greve, quando a paralisação atingiu 100% da frota, nos dias seguintes o transporte coletivo circulou com frota mínima entre 30% e 50% determinada pela Justiça, chegando, em alguns horários a superar os percentuais mínimos.
A Rede Integrada de Transporte de Curitiba atende a capital e 13 municípios metropolitanos, com 2,3 milhões de passageiros transportados, em média, por dia útil. A Rede conta com uma frota de 1.940 ônibus operada em Curitiba por três consórcios e, na região metropolitana por 12 empresas contratadas pelo governo do Estado. Por dia, os ônibus percorrem, em média, 473 mil quilômetros em 21 mil viagens.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário