Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 4 de março de 2014

Praia Grande discute Plano de Mobilidade Urbana

Notícia do dia 28/2/2014
Por Jaqueline de Marco

Jairo Marques

Assunto foi discutido em reunião realizada dia 27


Para melhorar o deslocamento de pessoas e bens em Praia Grande, a Prefeitura está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que tem previsão de término até abril de 2015. E para discutir itens necessários para a elaboração do escopo da licitação pública que contratará a empresa que auxiliará o levantamento das informações necessárias para o PlanMob, a Secretaria de Planejamento de Praia Grande (Seplan) reuniu-se na tarde de quinta-feira (27) com representantes de diversas secretarias ligadas ao assunto. A previsão é que até o final de março deste ano o processo licitatório esteja aberto. 

A ação faz parte do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada. Nesta área, o projeto prevê diversas ações para melhoria da mobilidade urbana de Praia Grande no triênio de 2014 a 2016.

O secretário municipal de Planejamento, Luiz Fernando Lopes, explicou a importância do trabalho. “A mobilidade urbana é algo complexo, envolve o trânsito em si, o planejamento e regulação do transporte coletivo, a logística de distribuição das mercadorias, construção de infraestrutura viária, das calçadas, entre outros. 
Por isso nossa preocupação de contratar uma empresa adequada, que possa somar seus conhecimentos técnicos à capacidade de trabalho dos funcionários da Prefeitura, é grande”, afirmou.

Dentre os itens a serem levantados até a próxima reunião técnica, agendada para acontecer na Prefeitura dia 14 de março, estão inventários do sistema viário, de controle de tráfego, de estacionamentos e de equipamentos associados ao transporte público, pesquisas de comportamento na circulação e levantamentos operacionais do transporte coletivo, entre outros. Após o encontro, as informações serão repassadas para um documento, que servirá como base para a abertura do processo licitatório para contratação de empresa de consultoria.

O PlanMob de Praia Grande vem ao encontro das exigências do Ministério das Cidades, que determina que todas as cidades com mais de 100 mil habitantes e as situadas em regiões metropolitanas e em regiões de desenvolvimento integrado devem elaborar um PlanMob.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O lançamento oficial dos trabalhos aconteceu no mês de novembro e o programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário