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domingo, 17 de março de 2013

Nova política de transporte urbano de Ribeirão Preto caminha para ser referência


Ribeirão Preto, 15 de Março de 2013 - 15h00

Diversas melhorias já foram implantadas na cidade


 
Foto Carlos Natal
Desde o início das mudanças houve ampliação de 10,6% na quilometragem mensal percorrida pela frota de 11,6% na capacidade de transporte do sistema
 

A nova política de transporte urbano de Ribeirão Preto está sendo implantada com base no que há de mais moderno no setor, visando à melhoria da qualidade de vida do usuário do transporte coletivo. Diversas melhorias já foram implantadas, colocando a cidade no caminho de se tornar referência no transporte público.

Os benefícios já podem ser vistos e sentidos pelos usuários, pois já foram implantadas as seguintes melhorias:
• Frota 0 km, com novo padrão de visualização, maior capacidade de transporte, elevadores para cadeira de rodas, sistema de ventilação e exaustão forçada, painéis eletrônicos de itinerários;
• Controle da operação através de sistema de rádio-comunicação e de monitoramento GPS pela Central de Controle Operacional (CCO);
• Instalação de câmeras de segurança em toda a frota;
• Modernização do sistema de informação aos usuários, através da disponibilização de: call center (0800 77 10 118); site (www.ritmoribeirao.com.br); guia de itinerários e horários, além do diagrama de rede (mapa ilustrativo), disponíveis no site;
• Tarifa única, com ampliação de uma para duas integrações no prazo de duas horas;
• Ampliação da quantidade de grupos de linhas para integração (de 13 para 22);
• Ampliação dos postos de recarga dos cartões (de 150 para 250);
• Isenção tarifária para os estudantes das redes municipal e estadual;
• Criação do Cartão Empresarial;
• Acesso à conta corrente do cartão pela internet através da senha do seu titular.
• Disponibilização de agentes de cobrança nos principais pontos de embarque/desembarque de passageiros; 
• Ampliação do quadro de horários com aumento da frequência de atendimento em 23 linhas;
• Prolongamento/alteração de itinerário, com aumento de frequência de atendimento em 19 linhas;
• Criação/substituição de 20 linhas, com ampliação da oferta de transporte;
• Ampliação de 10,6% na quilometragem mensal percorrida pela frota de 11,6% na capacidade de transporte do sistema;
• Código de Conduta para melhor atendimento dos passageiros preferenciais;
• Novo regulamento dos serviços.

 
Rosana Fernandes da Costa, moradora no bairro Ribeirão Verde afirmou que já sentiu as melhoras no transporte
 
Nos pontos de ônibus a população sente a melhoria. É o que comenta a dona de casa Rosana Fernandes da Costa, moradora no bairro Ribeirão Verde. “Eu senti as melhorias. No meu bairro, por exemplo, agora temos mais uma linha e os ônibus estão mais vazios. Além disso, os ônibus são melhores e novos”.
A garçonete Jenifer de Paula Silva também afirma que o sistema de transporte de Ribeirão Preto está bem melhor. “Em minha opinião o transporte melhorou muito, os ônibus são maiores, alguns com TV, temos mais ônibus disponíveis. Até mesmo o aumento no valor da tarifa compensou, pois tivemos benefícios”.
 
“Em minha opinião o transporte melhorou muito, os ônibus são maiores, alguns com TV, temos mais ônibus disponíveis. Até mesmo o aumento no valor da tarifa compensou, pois tivemos benefícios”, disse a garçonete Jenifer de Paula Silva
 
A moradora do bairro Campos Elíseos, Tatiana Gomes da Silva, também aprova as mudanças implantadas até agora. “Hoje está bem melhor, existe até mais ventilação nos ônibus”.
Além das melhorias que já foram implantadas, muitas outras colocarão Ribeirão Preto a frente de uma nova era do transporte coletivo para o município, destacando-se a construção de dois terminais na área central; construção da estação Catedral; construção de oito estações de integração nos bairros; ampliação de 500 abrigos nos pontos de ônibus; e implantação de 56 quilômetros de corredores estruturais.
 
A moradora do bairro Campos Elíseos, Tatiana Gomes da Silva, também aprova as mudanças implantadas até agora
 
“Essas mudanças já estão melhorando e vão melhorar ainda mais a qualidade e o desempenho do transporte coletivo, proporcionando condições para que o serviço seja mais utilizado pela população. Além disso, foi estabelecido um plano de metas para a evolução e o aperfeiçoamento do serviço, de maneira a viabilizar investimentos em obras e tecnologias de transporte coletivo”, ressalta o diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, William Latuf.
“Fizemos tudo de acordo com a vontade da população, já que nosso primeiro passo foi realizar uma pesquisa junto aos usuários de ônibus. Afinal ninguém melhor que o usuário para saber o que é preciso melhorar”, enfatiza a prefeita Dárcy Vera.
O novo sistema de transporte é operado pelo PróUrbano – Consórcio Ribeirão Preto de Transportes – formado pelas empresas Rápido D’Oeste, Turb Transporte Urbano, Transcorp, de Ribeirão Preto e Sertran Sertãozinho Transporte e Serviços, que obteve concessão do transporte coletivo no município pelo período de 20 anos.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

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