Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 30 de março de 2013

Porto Alegre - Linha temática visita territórios afro-brasileiros


26/03/2013 12:22:04

Foto: Vinícius Boa Nova/Divulgação PMPA
Coletivo circula por regiões reconhecidas como territórios da população negra
Coletivo circula por regiões reconhecidas como territórios da população negra
Foto: Fernanda Correa/Divulgação PMPA
A monitora Fátima orienta o grupo sobre os Territórios Negros
A monitora Fátima orienta o grupo sobre os Territórios Negros
Uma linha de ônibus especial educativa da Cia Carris Porto-Alegrense – “Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre”, projeto desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Direitos Humanos, de Turismo e Procempa, oferece àqueles que embarcam no veículo uma viagem no tempo e na história de Porto Alegre. O coletivo temático, adaptado e caracterizado especialmente para o trajeto, visita os pontos de referência da população afro-brasileira na Capital sob orientação da monitora Fátima Rosane André.
 
“A linha oferece a oportunidade de ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história e a cultura dos afro-brasileiros na cidade. Em 2003, com a sanção da Lei 10.639, o ensino da história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio tornou-se obrigatório no país”, explica o coordenador da linha, Leonardo da Rosa. 
 
O ônibus circula por regiões historicamente reconhecidas como territórios de ocupação e constituição da população negra: o Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Campo da Redenção (Parque Farroupilha), a Colônia Africana (bairros Bom Fim e Rio Branco), a Ilhota (perto do Centro Municipal de Cultura e da Avenida Érico Veríssimo), o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luis Garanha) e o Largo Zumbi dos Palmares. 
 
O projeto está aberto a grupos de instituições de ensino e sociedade civil, de terça-feira a sábado, mediante agendamento prévio. Todos aqueles interessados em saber mais sobre a história de Porto Alegre encontram no passeio uma fonte de aprendizado. Para marcar e receber mais informações sobre o projeto, entre em contato com a Carris pelo fone 3289-2150 e pelo e-mail territorios.negros@carris.com.br.


Texto de: Silvana Martins
Edição de: Manuel Petrik

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário