Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Projeto Circular Histórias tem oficina de contação de histórias em Cubatão

26/03/2013


Professores, atores, contadores e público em geral podem participar; inscrições estão abertas até 27 de março, na Secult
 
Professores de Cubatão podem se inscrever nas oficinas de contação de histórias promovidas pelo Projeto Circular Histórias. As inscrições estão abertas até 27/3, das 9h às17h, na Secretaria de Cultura (Av. Nove de Abril, 2275) ou pelo emailcultura@cubatao.sp.gov.br. Mas atenção: são 40 vagas e serão selecionados os primeiros inscritos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-0851.

As oficinas acontecerão nos dias 30/3 e 7/4, das 14h às 18h, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). Mas essa atividade é apenas uma das outras oferecidas pelo Projeto. Na verdade, o Circular Histórias trata-se de um ônibus cheio de atores e boas histórias. O veículo, que vira um teatro num piscar de olhos, oferece sessões de teatro para os alunos em sessões às 9h30, 10h30, 14h e 15h. Todos os dias em que o ônibus estiver estacionado com apresentações para as escolas, à noite será a vez da comunidade participar assistindo a sessão de cinema sempre às 18h. Para participar, basta retirar um ingresso gratuito com 30min de antecedência.

Cada dia estará em um colégio diferente:
 
25/3 - CEU III (UME Prof Marta Josete) - Rua Assembleia de Deus, 65
25/03 - UME Estado de São Paulo - Rua Marechal Rondon, 201 - Pq. Fernando Jorge
25/3 à noite - ficará estacionado em frente ao CEU III
26/3 - UME Jayme João Olcese
26/3 - UME Estado de São Paulo
27 e 28/3 - UME Jayme João Olcese
Dias 26, 27 e 28/3, o ônibus ficará estacionado na Praça Viva (Pça Euclides Figueiredo)
1º/4 - UME  Profª Almerinda Monteiro de Carvalho - Rua Martim Afonso, 191 - Casqueiro
1º/04 - UME Estado de Pernambuco - Rua Espanha, 258 - Casqueiro
2, 3 e 4/4 - UME Antônio Ortega Domingues - Rua Martim Afonso, 160 - Casqueiro
Noite de 1, 2, 3 e 04/04, o ônibus ficará estacionado em frente à UME Ortega
5 e 8/04 - UME Luiz Gustavo de Lima - Rua das Flores, 71 - Vila Natal
 
O Projeto Circular Histórias - Quem já não ouviu, sem querer, a história de alguém, simplesmente por estar na mesma viagem, dentro de um ônibus? Quem já não cruzou com pessoas incríveis em passeios de ônibus e que depois nunca mais encontrou? Foi pensando nessas situações que Talita Berthi e Douglas Zanovelli resolveram criar o projeto Circular: Histórias do Mar. Usando um ônibus urbano adaptado para apresentações teatrais, eles e seus atores circulam por escolas públicas e oferecem aos alunos entrada gratuita em sessões pelas manhãs e tardes.
Dentro do ônibus foi criado um ambiente aconchegante para valorizar o ato de escutar, observar, sentir e compartilhar, onde o espectador vive a cena ao lado do ator. "O público é testemunha presente dos sentimentos mais puros dos personagens e transcende junto com ele as barreiras do real e do imaginário" explica Talita Berthi, produtora do projeto.

O espetáculo Histórias do Mar que integra a programação foi montado exclusivamente para o ônibus, utilizando recursos de maquinarias e traquitanas para movimentar bonecos, tecidos e criar efeitos de som e luz.  Na temática do espetáculo, o Grupo Teatro Aberto interage com o universo da região, pois traz fatos e personagens ligados ao mar e à cultura caiçara. "Queremos levar para os alunos um pouco do universo da cultura caiçara, seu modo de viver em harmonia com o meio ambiente, suas festas e sua ligação com os mistérios do mar" explica Douglas Zanovelli, autor do texto. O texto tem a direção de Ednaldo Freire, dramaturgia de Douglas Zanovelli e conta com Edivaldo Costa e Rogério Ramos no elenco.

Além das apresentações para alunos da rede pública de ensino, o ônibus-teatro também será estacionado em praças públicas de Cubatão para apresentações gratuitas a toda a comunidade. A realização é do Grupo Teatro Aberto e da BERTHI Produção e Arte e conta com patrocínio da Usiminas, através do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado de São Paulo e apoio das Prefeituras Municipais de Cubatão e São Vicente através das Secretarias de Cultura e de Educação.
 
Locais onde o ônibus ficará estacionado:
Apresentações exclusivas para as escolas municipais de Cubatão entre os dias 25 de março e 08 de abril (veja a relação completa das escolas no sitewww.circularhistorias.com.br).
Apresentações gratuitas a toda a comunidade (limite de 45 pessoas por sessão / retirar ingresso gratuito no local com 30 minutos de antecedência):
30/3 - Praça Viva (Praça Gen. Euclides de Oliveira Figueiredo) -  Jd. Costa e Silva
7/04 - Novo Parque Anilinas
 
Programação nestes dias:
16h - Teatro: Histórias do Mar
17h - Teatro: Histórias do Mar
18h30 - Cinema: Thomás Tristonho
19h30 - Sarau - Projeto Palavrório: Música e Literatura
 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Circular Histórias
20130322-SECULT-Circular Historias Professores-MM
Morgana Monteiro

Fonte: Prefeitura de Cubatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário