Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Praia Grande - Tarifa de ônibus municipal tem reajuste


Notícia do dia 29/3/2013
Por Pedro Sbravatti, MTB: 35.768
  
 

A partir de domingo (31), usuários pagarão R$ 3,20 na passagem de ônibus
 
 
Usuários do transporte público municipal de Praia Grande passarão a pagar o valor de R$ 3,20 na tarifa de ônibus, a partir de domingo (31). O reajuste de 10,34% foi calculado de acordo com critérios estabelecidos pelo contrato de concessão do serviço, como dissídio coletivo dos funcionários da categoria, aumento nacional do óleo diesel e renovação da frota de ônibus, que no Município tem uma média de tempo de circulação considerada uma das mais baixas de todo o País.

A empresa pleiteou um reajuste de 21,93% na tarifa. De acordo com estudo realizado pela Secretaria de Transportes (Setransp) da Cidade e considerando os aumentos indiretos, o valor poderia ter reajuste de no máximo de 13,79%. Cartazes informativos foram afixados dentro dos ônibus e nos terminais rodoviários explicando a medida.

“Os ônibus municipais de Praia Grande tem idade média abaixo do exigido no contrato, que é de 5 anos. E com isso quem tem mais a ganhar é a população, pois os veículos geram menos poluição e apresentam baixa necessidade de manutenção”, disse a secretária de Transportes de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini.

Contrato – Em 2011, a Prefeitura de Praia Grande assinou contrato de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco anos, com a empresa Viação Piracicabana, atual concessionária do transporte público na Cidade. Entre as melhorias, destaque para as reformas dos Terminais Rodoviários Tatico e Tude Bastos. No início deste ano ocorreu a renovação da frota das linhas municipais. A empresa adquiriu 64 veículos, sendo 56 convencionais e oito micro-ônibus, que foram incorporados em fevereiro.

Com a renovação, toda a frota continuará sendo acessível a pessoas com deficiência, cumprindo legislação vigente, com três portas e elevadores para cadeirantes na porta central. Além disso, todos os veículos possuem espaço para cão guia e assentos reservados, com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR 15570 (e indica especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros).

Os veículos contam com a nova tecnologia Euro 5 que possibilita menor emissão de gases poluentes na atmosfera com o agente regulador Arla 32 (os modelos antigos emitem cinco vezes mais poluentes). Com a entrega dos novos ônibus, a idade média da frota no sistema municipal de Praia Grande passou de 3,3 anos para 4 anos.

Pesquisa - A Secretaria de Transportes está planejando a realização de um Estudo de Origem e Destino. Os dados e informações reais das linhas mais utilizadas, principais destinos, horários com maior fluxo de passageiros e bairros da Cidade mais acessados servirão como base para replanejamento do sistema municipal.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário