Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 5 de março de 2013

Macapá - Prefeitura e Setap entregam novos ônibus para atender a população

Segunda-Feira, 04/03/2013 às 12h39 Por Asscom Prefeitura Municipal de Macapá




A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) entregam nesta terça-feira, 05, às 9h, ao lado do Teatro das Bacabeiras, 20 novos ônibus que serão incorporados à frota urbana.

Atualmente, 186 veículos compõem a frota de ônibus, sendo 147 a frota operante. Dos 20 novos ônibus que entram em circulação, 10 são da empresa Siãothur, 5 da Expresso Marco Zero, 3 da Amazontur e 2 da Capital Morena.

Todos os ônibus são adaptados para cadeirantes, e a estimativa é que até em 2014, 100% da frota urbana e intermunicipal seja de veículos com acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e idosos.

A cada renovação de frota, as empresas locais incorporam veículos adaptados, democratizando o acesso das pessoas com necessidades especiais ao transporte público.
Somente este ano, para a compra dos 20 veículos foram feitos investimentos de R$ 5 milhões e 200 mil pelas empresas.

Os novos veículos adaptados possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seus ocupantes, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.

“As empresas adquiriram os ônibus mais completos em equipamentos de segurança, como o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade, pois quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor.

Outro sistema é o controle de partida automático, que impede os ônibus de partir quando qualquer uma das portas estiver aberta. As portas somente se abrem com o veículo parado”, explica o presidente da CTMac, Vladimir Belmino.
Os veículos são equipados com redutores de emissão de poluentes.

Fonte: Prefeitura de Macapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário