Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Porto Alegre - BRT’s reduzirão em mais de 30% circulação de ônibus no Centro


08/03/2013 08:37:29

Foto: Divulgação/PMPA
Estações serão fechadas e seguras, com informação aos usuários e controle de tráfego
Estações serão fechadas e seguras, com informação aos usuários e controle de tráfego

Porto Alegre ganhará quatro corredores em que circularão os ônibus rápidos, chamados de BRT’s – sigla em inglês para Bus Rapid Transit – em funcionamento em diversas cidades brasileiras, como Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. As vias expressas estarão localizadas nas avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa, Protásio Alves e Padre Cacique. Os BRT's são veículos com capacidade para 170 pessoas cada. Já nos ônibus normais, a capacidade é de 85 pessoas e 120 nos articulados. Com o novo sistema, o número de ônibus que circulam diariamente pelo Centro (em média 33 mil) será reduzido entre 30% a 40%, eliminando os congestionamentos. 

Esse projeto faz parte das melhorias da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Os corredores em placa de concreto terão bilhetagem eletrônica, monitoramento, controle e informação ao usuário. Serão utilizados veículos modernos de grande capacidade e baixas emissões, estações fechadas e seguras, passagem pré-paga, informação aos usuários e controle de tráfego em tempo real, além de acessibilidade, passagem única e livre e transferência de passageiros entre linhas de ônibus.

O Bus Rapid Transit (BRT) da avenida Protásio Alves que ocupará o trecho entre rua Saturnino de Brito e a rua Sarmento Leite encontra-se em estágio avançado. Possui uma extensão de 6,8 mil metros, com duas faixas de 3,5 metros cada para o corredor de ônibus. No momento, está sendo realizada a troca do pavimento. O antigo, de asfalto, exige trocas periódicas e está sendo substituído pelo concreto, que tem uma durabilidade maior, de 20 a 30 anos, além de não trepidar, não chacoalhar e não formar sulcos no piso. A obra que teve início em março de 2012 com uma previsão de 18 meses para ficar pronta, tem um custo total de R$15,3 milhões, sendo realizada pelo Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa).
BRT PROTÁSIO ALVES
TRECHO: Rua Saturnino de Brito – Rua Sarmento Leite
COMPRIMENTO: 6.850 metros
LARGURA: 2 faixas de 3,50 metros (Corredor de ônibus)
TRECHO ATUAL: São Simão e Teixeira Mendes, passando a São Simão e São Mateus, São
Mateus e Cristiano Fischer, Cel. Lucas de Oliveira e Amélia Telles, São Manoel e Ramiro
Barcelos, Ramiro Barcelos e João Telles.
COMPRIMENTO: 320, 120, 170, 440, 320 e 760 metros respectivamente.
CUSTO TOTAL: R$ 15.240.010,67
SERVIÇOS EM EXECUÇÃO: fresagem, compactação de subleito, sub-base de brita graduada,
sinalização viária, Concreto Rolado, pintura com RR-2C, placa de concreto, assentamento de meios fios, asfaltamento.
INICIO: 12 de Março de 2012.
PRAZO: 18 meses.
CONCLUSÃO: 10.08.2013
 

Leia também:

Texto de: Daiana Silva, estagiária Smov, com supervisão de Fabiano Cardoso
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário