Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 15 de março de 2013

São Luís - Prefeitura cria novas linhas e aumenta número de viagens do transporte coletivo


Por São Luís, SMTT - Em 13/03/2013



Novas medidas para o transporte coletivo de passageiros serão implantadas a partir deste domingo (17). Entre as ações, criação de três novas linhas para atender as áreas do Itaqui Bacanga e Cohab/Cohatrac, aumento do número de viagens por dia útil, frota de veículos e viagens de parte das linhas da capital.

As medidas para reestruturar os serviços de transporte coletivo de passageiros fazem parte do Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT) previsto na Agenda Estratégica anunciada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para os primeiros 120 dias de governo. O planejamento realizado pela Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) abrange cinco regiões de São Luís e aponta medidas que serão adotadas para cada uma delas no que se refere a transporte público. “As mudanças vão permitir uma significativa redução da superlotação e mais conforto para os usuários do transporte coletivo”, disse a secretária Myriam Aguiar.

Na área Itaqui Bacanga, serão criadas duas novas linhas. Vila Nova/Calhau, como junção de parte da frota da linha Vila Nova com a linha Calhau Shopping, com 10 veículos fazendo 90 viagens e possibilitando o deslocamento direto dos usuários da Vila Nova com destino a região do São Francisco, Renascença e Ponta da Areia.

Outra linha criada será de percurso Avenida dos Portugueses/Deodoro, que irá operar nove veículos, fazendo 153 viagens nos dias úteis, com uma tarifa de R$ 1,60, para melhor atendimento dos usuários no corredor da Avenida dos Portugueses.

COHAB/COHATRAC

Para os usuários da região Cohab/Cohatrac, haverá a criação de novo serviço, a linha Parque das Palmeiras/Terminal Cohab, para garantir melhor atendimento das comunidades do Parque das Palmeiras, Alto Turu, Parque Jair, Parque Vitória e adjacências.

A linha Distrito Industrial/Ipase/Deodoro terá seu itinerário alterado para benefício de três mil moradores. O ponto final da linha será deslocado para o “Conjunto da Ribeira”, onde há o “Residencial Ribeira”.

SÃO CRISTÓVÃO

Na Bacia do São Cristóvão duas medidas foram elaboradas. Há o anúncio da ampliação do número de viagens por dia útil para quatro linhas que atendem a região: São Bernardo/ João de Deus - de 54 para 67 viagens; Socorrão 2/Rodoviária: 106 para 116 viagens; Uema / Ipase: de 157 para 180 viagens e; Janaína/Riod :de 104 para 113 viagens.

Ainda para beneficiar a população do São Cristóvão, o aumento da frota e números de viagens da linha Mato Grosso Tajipuru/Terminal, que passa de dois para três veículos, saindo de 16 para 24 viagens nos dias úteis. Para a linha Recanto Verde/Terminal haverá o aumento de um para dois veículos, passando a oferecer 33 viagens, antes era realizadas apenas 22.

COHAMA/VINHAIS

Para a Bacia Cohama Vinhais está prevista a integração de mais uma linha do Terminal Cohab/Cohatrac, Pedra Caída/Terminal Cohama, com melhoria no atendimento dos usuários da região da Cohama, Angelim, Bequimão, Pedra Caída e  Anil; alteração do itinerário da linha Chácara Brasil Terminal Cohama/ Aririzal e aumento do número de viagens da linha Aririzal / Terminal Cohama: de 37 para 47 viagens, ficando com dois veículos em tempo integral, e aos sábados foi colocado um carro de movimento

Fonte: Prefeitura de São Luís


Nenhum comentário:

Postar um comentário