Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 24 de março de 2013

Governo do Estado forma professores para conscientizar sobre importância da prospecção arqueológica no 1º trecho do VLT


21/03/2013 -


Workshops em estabelecimentos da rede estadual vão de 20/03 a 27/03 e fazem parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.
Professores de cinco escolas da rede estadual de ensino localizadas ao longo da rota do VLT, em Santos e São Vicente, participam de workshops sobre Educação Patrimonial, tendo como exemplo prático o trabalho de prospecção arqueológica realizado de 18/02 a 04/03 no 1º trecho do VLT – que vai de Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. O empreendimento é gerenciado pela EMTU/SP, empresa que faz parte da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O treinamento, previsto para a semana de 20/03 a 27/03, faz parte do Plano de Prospecção Arqueológica que, por sua vez, será submetido à aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (IPHAN). A aprovação será então encaminhada à Cetesb para concessão da Licença de Instalação (LI) e início das obras do trecho.
O objetivo do workshop é apresentar aos docentes a importância da chamada “arqueologia preventiva”, que consiste em realizar a prospecção antes do início das obras para evitar danos ao patrimônio histórico e cultural do local – como foi feito no trecho Barreiros – Conselheiro Nébias do VLT. Após o treinamento, os professores farão o papel de multiplicadores ao conscientizar os seus alunos sobre o tema.
Veja abaixo a relação de escolas onde estão agendadas as atividades.
Em Santos: EE VISCONDE DE S. LEOPOLDO (Rua João Guerra, 251) e EE BRAZ CUBAS (Rua Heitor Penteado, 62 - Marapé). Em São Vicente: EE MARGARIDA PINTO RODRIGUES (Rua Polydoro de O. Bittencourt, 300 - Vila Margarida); EE PASTOR JOAQUIM LOPES LEÃO (Rua Alexandre Sendim, 150 Parque Bitaru); EE MARTIM AFONSO (Rua José Bonifácio, 102 – Centro).
A assinatura do contrato de execução e a emissão de Ordem de Início das obras do Lote 1, que vai do Terminal Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, estão previstos para abril de 2013, com previsão de conclusão do trecho em junho de 2014. O Lote 2 – Conselheiro Nébias – Valongo - tem previsão de início de obras em junho de 2013 e conclusão em julho de 2014. O Plano de Prospecção Arqueológica desse trecho já foi protocolado junto ao IPHAN e aguarda aprovação e emissão da portaria que autoriza o início das sondagens. O primeiro VLT está previsto para começar a circular, em fase de testes, a partir de junho de 2014. 
Fonte: EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário