Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Sorocaba - Urbes disponibiliza ferramentas para facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo

08/03/2013 15h44 - 
Agência Sorocaba






Sistemas de informação via celular e através de TVs nos Terminais estão disponíveis em caráter experimental

Com o intuito de facilitar a vida dos mais de 4,9 milhões de usuários/mês do transporte coletivo de Sorocaba, a Urbes – Trânsito e Transportes disponibiliza novas ferramentas para informar os passageiros sobre os horários, itinerários e tempo de chegada previstas para as linhas de ônibus.
Está em caráter experimental nas 32 telas de TV instaladas nos Terminais São Paulo (TSP) e Santo Antônio (TSA) o sistema de informação que permite aos usuários do transporte coletivo saberem os tempos online de chegada de seu ônibus. O novo sistema faz parte de uma série de ferramentas que serão implantadas ainda este ano pela Urbes – Trânsito e Transportes a fim de facilitar o acesso à informação sobre horários e itinerários do transporte coletivo.
O objetivo da ferramenta é dar autonomia ao passageiro para programar seu próximo embarque com maior precisão. As telas trazem os tempos de espera para as duas próximas viagens da linha. Cada ponto de ônibus possui sua TV que trazem as informações das linhas atendidas por aquela plataforma do terminal.
A instalação do sistema é um parceria mantida com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, responsável pelas TVs.
Informação na palma da mão
A outra ferramenta que está sendo implantada pela Urbes trará informações sobre a programação de horários e itinerários dos ônibus. Os usuários do sistema de transporte coletivo de Sorocaba poderão consultar horários e itinerários de todas as linhas de ônibus da cidade em seu próprio celular. Para isso, basta baixar gratuitamente o APP Infobus Sorocaba em seu smartphone, disponíveis nos sistemas operacionais Android ou IOs.
Com o APP Info Bus Sorocaba é possível saber as tabelas de horários em cada dia da semana, mesmo sem estar conectado à Internet ou utilizando o GPRS. O aplicativo também garante que os usuários recebam todas as atualizações de horários e itinerários através de notificações no seu celular.
A expectativa da Urbes, além de dar mais agilidade e praticidade às consultas dos horários e itinerários dos ônibus, é diminuir a procura de informações nos sistemas 118 e de atendimento nos Terminais, já que os usuários tornam-se mais autônomos na busca por referências com o uso das ferramentas.
Para baixar o aplicativo, o usuário precisará conectar-se à rede de computadores via Wi-fi ou 3G. Depois, o aplicativo funcionará de forma autônoma. A tecnologia já está disponível no site da Urbes ao clicar na imagem 'Info Bus Sorocaba', no sistema operacional de seu aparelho (Android ou IOs). O usuário será redirecionado à página do sistema e deverá seguir as instruções da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário