Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 30 de março de 2013

Curitiba - Urbs vai repassar aplicativo Itibus para outros sites

28/03/2013 16:18:00


A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) vai estabelecer normas e parâmetros para permitir que aplicativos desenvolvidos pela empresa sejam utilizados em sites privados. A decisão foi anunciada na manhã desta quinta-feira (28) pelo presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, depois de uma reunião da área técnica com a equipe responsável pelo site busaocuritiba, que utiliza o aplicativo Itibus - um programa de consulta de Itinerários e pontos de ônibus da região de Curitiba. A Urbs colocará um link do serviço no site da Prefeitura.
A ideia, explicou Gregório, é que o maior número possível de pessoas tenha acesso às informações, o que levou à decisão de disponibilizar o Itibus também no site da Prefeitura de Curitiba, dentro de alguns dias. O gestor de Tecnologia da Informação (TI), Vilson Kimmel, explicou na reunião que há uma série de empresas ou grupos privados que têm buscado autorização para utilizar aplicativos desenvolvidos pela Urbs.
“É preciso apenas que se estabeleçam as condições legais para que todos os interessados em utilizar um produto desenvolvido na Urbs em seus próprios sites, possam fazê-lo”, disse Gregório.
A reunião foi motivada pelo interesse dos integrantes do busaocuritiba, representados na reunião por Netto Ramalho, Gemerson Ribas e Diego Trevisan, pelo aplicativo. Na segunda feira (25), o busaocuritiba disponibilizou seu aplicativo a partir do Itibus.
Kimmel explicou na reunião que o Itibus foi retirado do ar na quarta-feira para manutenção, uma vez que  foram atualizados os itinerários das linhas da Rede Integrada de Transporte utilizando GPS de maior precisão. A previsão é que o aplicativo esteja novamente disponível no site da Urbs até o final da próxima semana.
Depois do estabelecimento das normas a serem seguidas, todos os interessados poderão solicitar a utilização  destas informações o que estará condicionado a condições técnicas e legais.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário