Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Começa a segunda etapa da Pesquisa Origem e Destino na RMBS

11/07/2012



No dia 7 de agosto começa a segunda etapa da atualização da Pesquisa Origem e Destino na Região Metropolitana da Baixada Santista que está sendo feita pelo Consórcio Projetos SIM RMBS, contratado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP para desenvolver os projetos e estudos para implantação do Sistema Integrado Metropolitano/Veículo Leve sobre Trilhos - SIM/VLT.
Assim como na primeira fase, iniciada em maio passado, o trabalho envolve a pesquisa domiciliar. De um total de 2.100 domicílios previstos, 1.500 já foram visitados para as entrevistas que ajudarão a caracterizar os deslocamentos dos usuários na região. Para o sucesso dos trabalhos é imprescindível a colaboração da população.
Atualização
Esta pesquisa é uma atualização do levantamento já realizado em 2007 nos nove municípios da RMBS por conta da construção do trecho prioritário do SIM/VLT que ligará São Vicente (Barreiros) a Santos (Porto) e a extensão Conselheiro Nébias - Valongo, em Santos. Os dados obtidos serão usados ainda na elaboração de planos regionais e municipais de transporte e mobilidade, com a definição da chamada "matriz de viagens", que mapeia os deslocamentos da população, de onde vêm e para onde vão as pessoas e os meios de transporte que elas utilizam.
Além de pesquisa domiciliar, o levantamento inclui as pesquisas de Linha de Contorno para identificar as viagens que interferem na RMBS; de Linha de Travessia, que prevê a contagem de automóveis e levantamento visual da ocupação de ônibus em vias principais da região; e Embarque e Desembarque com Senha que visa buscar informações sobre o carregamento das linhas de ônibus ao longo dos seus itinerários.
Colaboração da população
Para as entrevistas, os pesquisadores estarão identificados com crachás e coletes com as logomarcas da EMTU/SP e do Consócio SIM RMBS. As visitas nos domicílios selecionados ocorrerão de terça-feira a domingo, para obter informações das viagens feitas no dia anterior, como modos de transporte utilizados, local de trabalho ou de estudo etc. Além do levantamento específico sobre mobilidade, a pesquisa permitirá conhecer dados socioeconômicos dos entrevistados como renda, emprego e escolaridade.
Para a divulgação desse trabalho foram afixados cartazes nos ônibus, nas escolas e hospitais públicos, solicitando a colaboração da população, além de das 10 mil cartas que foram enviadas aos domicílios selecionados para a entrevista. As dúvidas sobre a pesquisa podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Cliente da EMTU/SP 0800 724 0555 que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas

Fonte: EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário