Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Antes da volta às aulas fique atento ao contratar o serviço de transporte escolar

16/07/2012 18:09:00


principal


principal



Antes da volta às aulas a Urbs alerta aos pais que usam transporte escolar para seus filhos para que verifiquem se o serviço a ser contratado é licenciado. Esta verificação pode ser feita facilmente pela internet, no sitewww.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando sobre a palavra Escolar no menu Transporte ou diretamente na Urbs, na Estação Rodoviária de Curitiba (avenida Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico), de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h. 
Ao contratar o serviço, os pais devem verificar se o veículo tem licença para trafegar - um selo concedido pela Urbs que deve estar afixado no parabrisa dianteiro do carro. Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria feita pela Urbs, os pais devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor, documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias "D" e "E", tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos.
A Urbs controla a prestação do serviço: emite as licenças, vistoria os veículos, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação deles e combate os transportadores “piratas”. 

Vistoria – Todos os veículos licenciados passam por vistoria obrigatória feita pela Urbs a cada seis meses. A fiscalização da Urbs confere os itens de segurança, conforto e aparência e também sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência e extintor de incêndio entre outros.
Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, o selo que fica colado do lado superior direito do pára-brisa dianteiro, válido por seis meses.
As empresas e pessoas físicas que prestam serviço de transporte escolar devem procurar a Urbs dentro do prazo de vistoria e renovação do documento que garante a regularidade do serviço conforme a legislação. A Urbs alerta os transportadores para que não deixem a realização da vistoria para a última hora, na véspera da volta às aulas.
Serviço:
Os pais podem obter informações pela internet, onde é possível localizar o prestador de serviço autorizado mais próximo. Para isso, basta acessar www.urbs.curitiba.pr.gov.br. O atendimento pessoal é feito na sede da Urbs, na avenida Affonso Camargo, 330 (Rodoviária), de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h ou pelo telefone 3320-3321 neste mesmo horário.

Fonte: Prefeitura de Curitiba




Nenhum comentário:

Postar um comentário