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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Santos - Para onde vai aquele ônibus? Usuários querem mais informação

Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 - 07h05


Tatiane Calixto


Créditos: Vanessa Rodrigues
Para usuários, saber o tempo de espera de cada linha é informação essencial para facilitar o cotidiano


Créditos: Vanessa Rodrigues
Sem saber o itinerário. muitas vezes o jeito é arriscar, dar sinal e pedir informação ao motorista



É justamente no dia em que não há ninguém no ponto que você precisa saber qual ônibus pegar e não tem a quem perguntar. Ou, na tentativa de não incomodar aquele cidadão que está com fone no ouvido (e cara de poucos amigos), que você aperta os olhos para enxergar o nome da avenida escrito na placa do ônibus que se aproxima. Antes de saber se era Ana Costa ou alguma outra, o ônibus já foi. 


O jeito, nestes casos, é dar sinal e perguntar para o motorista se o coletivo passa na rua x e rezar para ter parado o ônibus certo. Senão, agradecer com um sorriso amarelo a paciência do motorista-cobrador, que ainda ganha a função de informar.

Para quem não pega ônibus todos os dias ou não sabe de cor o itinerário das linhas santistas, às vezes fica difícil se orientar. Em março de 2010, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) iniciou a implantação de painéis com indicações sobre as linhas, itinerários e tempo de espera dos coletivos - um mapa colocado nos abrigos. A ideia não avançou, até então.

“Os painéis ajudavam muito, principalmente nos fins de semana e feriados, quando não tem tanta gente no ponto e você fica sem ter para quem perguntar”, diz a moradora da Encruzilhada, Fabiana Furtado. “Os mapas eram muito legais. Ficava fácil saber que ônibus pegar. Aqui tinha, mas agora não tem mais”, diz Ericka Medeiros, na Praça da República, no Centro de Santos.

Se em determinadas situações é difícil para o santista saber qual linha tomar, José Lima, morador do bairro Aparecida, reconhece que a situação deve ser pior para quem é de fora da Cidade. “Talvez por morar aqui e pegar sempre as mesmas linhas eu não sinta tanta falta, mas imagino que para quem vem de fora é bem complicado”.



Fundamental

O presidente da CET, Rogerio Crantschaninov, admite que informações como itinerário e maneiras do usuário controlar a chegada dos coletivos são dados fundamentais para a Cidade que tenta incentivar ao máximo o transporte coletivo. Seja por motivos ambientais ou por uma questão de trânsito. Por isso, segundo Crantschaninov, a empresa trabalha para melhorar essa comunicação com os passageiros.

Santos possui cerca de 800 paradas de ônibus. Destas, 400 são cobertas. “Nosso objetivo é, nos próximos dois meses, instalarmos 200 mapas em pontos com cobertura”. Hoje, segundo o presidente da CET, são 146 paradas que possuem as informações.

Mas além disso, Crantschaninov destaca um material simples, mas que, em sua opinião, será essencial para o usuário. “Já está na gráfica uma lista com todas as linhas, itinerários e horários dos ônibus de Santos. O interessante é que dobrando, esta lista fica do tamanho de um cartão e pode ser levada na carteira”, explica.

O presidente da CET não sabe explicar ao certo o motivo pelo qual os mapas não terminaram de ser implantados em 2010, já que, diferentemente dos painéis eletrônicos, não dependem de ajustes tecnológicos. 

“Houve uma lentidão, talvez uma lentidão administrativa. Talvez não tenha sido prioridade, quando na verdade é o básico para o usuário, principalmente quando queremos incentivar o transporte coletivo”.



Painéis eletrônicos voltam a funcionar

A falta de informação nos pontos não se restringe ao itinerário. No mesmo ano de 2010, mas no mês de setembro, a CET iniciou a implantação de painéis eletrônicos que informavam o tempo previsto para a chegada dos ônibus municipais nos pontos. Os equipamentos, no entanto, passaram por sucessivos problemas e, hoje, ainda não funcionam.

“Tudo bem que estamos conversando, mas a verdade é que não faço ideia de quando o meu ônibus vai passar”, diz Luciana Renata Moura Machado, enquanto fala com as amigas na Praça Mauá. 

“Acho que nós pagamos por algo e merecemos um serviço de qualidade. Ter a informação do horário que o ônibus passa ou ter acesso facilmente ao itinerário das linhas é o mínimo”, afirma de forma incisiva a amiga de Luciana, Bárbara Rodrigues Dias Ruas.

“O projeto passou por uma reformulação total”, destaca o presidente da CET sobre os painéis eletrônicos.

“O software utilizado foi adaptado e acabou apresentando inúmeros erros. Houve tempo para que esses errOs pudessem ser diagnosticados e para avaliar outras formas de o programa funcionar. E depois mais tempo para fazer funcionar”.

Crantschaninov garante que agora os testes mostram que a confiabilidade do sistema gira em torno de 90% e isso permite que, até o final da próxima semana, os 15 painéis já instalados pela Cidade possam informar o horário da chegada dos ônibus ao ponto. A previsão é instalar ao todo 50 painéis, e depois ampliar.


Site

Outra alternativa, que poderia ser utilizada pelos usuários antes de sair de casa, é o link no sitewww.santosonibus.com.br, administrado pela Viação Piracicabana, concessionária do transporte coletivo na Cidade. Seria uma alternativa. No momento não é, porque o site está indisponível.

Segundo a Piracicabana, a página que informa o itinerário dos ônibus está em manutenção devido a uma atualizaçãO no sistema que fornece os dados coletados. A empresa reitera que os usuários podem conferir os horários, itinerários e frequência das linhas através da Central de Atendimento ao Passageiro ou pelo site www.santosonibus.com.br. no campo Ouvidoria Online.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

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