Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Curitiba - Com o fim da greve, ônibus estão voltando a atender a população

15/02/2012 16:15:00

principal

principal


Os ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba estão voltando a atender a população na tarde desta quarta-feira (15). Os motoristas e cobradores estão retomando o trabalho gradativamente depois de aceitar a proposta de reajuste das empresas, que foi homologada no Tribunal do Trabalho às 17h. Conforme a proposta acordada, a categoria receberá 10,5% de aumento e R$ 200 de vale-refeição, além de um abono de R$ 300 em junho (parcela única). 

"Prevaleceu o bom senso de todos. Motoristas e cobradores atenderam ao apelo da população e estão retomando este trabalho que é fundamental para nossa cidade", disse o prefeito Luciano Ducci.

Os motoristas e cobradores haviam entrado em greve na madrugada de terça. O acordo para o fim da greve foi homologado nesta quarta no Tribunal do Trabalho, entre os sindicatos de Motoristas e Cobradores (Sindimoc) e das empresas operadoras (Setransp), firmado com base em termos propostos pelo Ministério Público do Trabalho.
Rodrigo de Oliveira, motorista do biarticulado Pinhais-Rui Barbosa, disse que, com a negociação, a categoria terá boas condições de trabalho. "Vai ficar melhor para todos", disse.
A cobradora Lucimar Braga, que voltou ao trabalho na tarde desta quarta-feira na estação tubo da Praça Rui Barbosa, ressaltou a importância do sistema de transporte de Curitiba. "A população sente a importância do serviço quando é afetada". Lucimar disse que o aumento nos benefícios dará suporte para ela criar os dois filhos.
Dirlene Servienski, moradora do Santa Quitéria, que foi andando à Rui Barbosa desde o Centro Cívico, comemorou o fim da greve. "Ontem faltei ao trabalho e hoje fui trabalhar de carona. O transporte coletivo faz muita falta", disse.
Mariliza Bernert é merendeira em uma escola de Colombo e faltou dois dias de trabalho por conta da paralisação. No terminal do Cabral, aguardando o Santa Cândida Capão Raso para seguir a um compromisso no bairro Água Verde, Mariliza se disse aliviada com a volta dos ônibus. "Fiquei dois dias sem trabalhar por causa da greve. Os ônibus fazem muita falta que só sentimos quando não tem ônibus."
Fim da carona - O estudante Felipe Pesaski foi surpreendido pela notícia de que a greve acabou quando estava num ponto de ônibus, no Centro Cívico, aguardando por uma carona. "Hoje me antecipei e já programei a carona, pois ontem me dei mal com a greve", disse.
Felipe considera que a greve atrapalha muito a população. "É possível negociar sem penalizar a população", disse o estudante.
Veículos particulares - Com o fim da greve, a Urbs encerrou imediatamente o credenciamento de veículos particulares para transporte de passageiros e ficam canceladas as autorizações para o serviço alternativo.

Canaletas exclusivas - Com a normalização do transporte, os táxis ficam proibidos de trafegar nas canaletas que voltam a ser de uso exclusivo dos ônibus. Curitiba tem 81 quilômetros de canaletas por onde trafegam os ônibus biarticulados, das linhas Expresso (Vermelho) e Ligeirão (Azul).

A Rede Integrada de Transporte tem uma frota operante de 1.915 ônibus e transporta, por dia útil, em torno de 2,3 milhões de passageiros. A Rede atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana.

Nesta quinta-feira (16) também serão retomadas as obras de asfaltamento das ruas de Curitiba, suspensas temporariamente durante o período de greve dos ônibus.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário