Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Articulados Mercedes no BRT Rio



Por Sonia Moraes (Revita Technibus nº 99)

A Mercedes Benz fechou contrato de venda de 87 ônibus articulados O500 MA, de piso baixo, com a cidade do Rio de Janeiro. Do total negociado, 47 unidades foram com a Auto Viação Jabour e 40 unidades com a Expresso Pégaso para operar os corredores BRT (Bus Rapid Transit) que serão inaugurados na cidade em junho de 2012, segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Na Colômbia a Mercedes Benz já tem cerca de 400 unidades desse modelo de ônibus circulando desde 2010. Os articulados que circulam nas ruas da Alemanha também são da mesma família de veículos que a empresa comercializa no Brasil.

Na fábrica da Mercedes Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, os ônibus articulados O500MA com suspensão a ar, câmbio autom´tico e capacidade para 260 passageiros começaram a ser produzidos em setembro de 2011, e estão sendo encarroçados pela Marcopolo (Viale BRT) e Neobus (Mega BRT).

No Rio de Janeiro, os veículos irão circular nos corredores TRANSOESTE, que terão na primeira fase 38 km de extensão e mais 18 km na segunda fase, o que totalizará 56 km de vias segregadas.

Nota Histórica.

O primeiro ônibus articulado começou a circular no Brasil em 1980, na cidade de Curitiba (PR). Era um chassi B58 da Volvo.

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Um comentário: