Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Porto Alegre - Novos ônibus do Linha Turismo estão em fase de montagem

24/02/2012 09:02:44

Fotos: Divulgação/PMPA
Previsão é de que os novos ônibus comecem a circular em março

Secretário de Turismo e diretores da Carris estiveram na fábrica da Marcopolo


Os dois novos ônibus do city tour Linha Turismo estão em fase de montagem na fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul. O Secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moares, e a equipe da SMTUR, foram recebidos pela diretoria da montadora na unidade Ana Rech. Também estavam presentes os representantes da Carris: Gelson Luiz Guarda, gerente administrativo, João Luiz Berntini da Silva, gerente de manutenção e Carlos Alexandre Ávila, dretor técnico administrativo.A empresa venceu a licitação realizada pela Carris, a partir de convênio com a SMTUR. Os veículos devem entrar em circulação no final de março. (fotos)
 
Na visita, o grupo conheceu o processo de fabricação dos veículos e acompanhou a montagem dos dois ônibus. Um deles está em fase de estruturação, e o outro em fase de acabamento.Os ônibus do modelo Viale DD Sunny são os primeiros produzidos pela empresa no Brasil. “Produzimos o modelo de ônibus city tour na África do Sul para a Copa do Mundo 2010, mas era coberto. O modelo panorâmico, com o andar superior aberto, como serão os ônibus do Linha Turismo, é inovador”, comenta o consultor de Marketing da Marcopolo, André Luiz de Oliveira. Os veículos terão altura de quatro metros em dois andares, 2,60 metros de largura e 12,30 metros de comprimento. A capacidade será de 74 passageiros. 
 
Os novos veículos seguirão o modelo que hoje opera o city tour, com algumas inovações como sistema informatizado de áudio para transmitir informações turísticas em três idiomas durante os roteiros, piso rebaixado na parte dianteira (low entry), circuito interno de TV, rampa de acesso para cadeirantes, janelas panorâmicas no piso inferior e climatização. A pintura fará alusão ao pôr-do-sol do lago Guaíba. 
 
O investimento de R$ 1,4 milhão é autossustentado: 50% do valor será pago com recursos do fundo de reserva criado com a receita gerada pelo city tour Linha Turismo nos últimos três anos, e a outra metade será financiada e paga com a mesma fonte de recursos. “A qualificação do serviço é um passo importante, pois é a primeira renovação e ampliação da frota em oito anos de funcionamento”, destaca Moraes.
 
Mais qualidade - Com mais veículos, além de atender à demanda reprimida pelo Linha Turismo, a SMTUR irá inovar para qualificar o serviço, com um novo conceito para o city tour. No novo modelo, que será adotado com a circulação dos novos ônibus, estarão incluídos pontos de parada durante os passeios no roteiro da área central. Atualmente a rota é circular, com apenas um ponto de embarque - desembarque. A medida aumentará a oferta de horários e capacidade do city tour, além do fato de que os passageiros poderão aproveitar mais o passeio. 
 
Em paralelo ao aumento da frota, a SMTUR planeja a implantação de um sistema informatizado de bilhetagem, com reserva on line de lugares e pagamento eletrônico das passagens por meio de uma página Web ou nos terminais de autoatendimento que serão instalados nos Centros de Informação Turística. 


Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário