Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Manaus - Cooperativas realizam visita técnica para conhecer rotas

17/02/2012 | 17h54



Foto: Altemar Alcantara


Cooperativas realizam visita técnica para conhecer rotas
Superintendente da SMTU fala sobre processo licitatório



Os representantes das cooperativas interessadas em participar da Licitação do Sistema de Transporte Especial, modalidade Executivo Regular de Passageiros, participaram nesta sexta-feira (17) de uma visita técnica no auditório da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU). A visita é a fase do processo licitatório em que os interessados passam a conhecer em detalhes, os lotes, as linhas, o trajeto e a viabilidade econômica de cada traçado elaborado pela SMTU.

Os detalhes da criação das linhas foram apresentados pelo engenheiro e diretor da SMTU, Paulo Henrique Martins, que falou sobre as pesquisas socioeconômicas realizadas em cada área definida para circulação dos Executivos. “Os seis lotes, com duas linhas cada, foram definidos levando em conta a condição social de cada área, visto que o transporte Executivo tem preço diferenciado e bem acima do cobrado pelos ônibus convencionais“, afirmou Martins.

Após a republicação do Edital de Licitação, o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, acredita que nenhum novo problema irá surgir. “Nós corrigimos todo e qualquer possível equívoco cometido no edital e esperamos que o sucesso da visita técnica traga tranquilidade ao processo até seu final”, avaliou Cavalcante.

Na avaliação dele, a visita foi um sucesso. “A licitação prossegue e, no próximo dia 12 de março, está prevista a abertura dos envelopes”, anunciou.

Cavalcante lembra que a licitação é uma reivindicação da própria categoria que foi até a Câmara Municipal de Manaus e ao Ministério Público exigir a realização da concorrência. “A SMTU explicou ao Ministério Público que só seria possível realizar uma licitação, após o transporte convencional ter suas linhas e rotas definidas. Só a partir daí, pudemos fazer um estudo técnico definindo onde estavam as necessidades e as possibilidades para os executivos trafegarem de forma sustentável e sem causar transtorno ao restante do Sistema”, detalhou.

De acordo com a SMTU, o transporte executivo precisa de uma regulamentação, de critérios e de ônibus efetivamente executivos para rodarem em bairros com melhor poder econômico, onde a população possa pagar uma tarifa diferenciada e que o custo do sistema seja remunerado pela própria tarifa. Cavalcante explica que o transporte executivo é um transporte seletivo e não pode concorrer com o transporte essencial.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa – SMTU
Prefeitura de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário