Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ônibus na África

 Angola-Scania F330-Comil-Campione


 Caio Apache S21 
fabricado pela Caio Buses Africa
Movido à gás
 Marcopolo Gran Viale



 Volvo B7R Busscar 
em Port Elizabett South African

Rea Vaya Africa do Sul 
Articulados Scania Brasileiro

A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitada
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

domingo, 30 de outubro de 2011

Santos - Canal 2, Novo corredor de ônibus começa a funcionar nesta segunda-feira

Domingo, 30 de outubro de 2011

De A Tribuna On-line
Créditos: Irandy Ribas
Canal 2 terá corredor de ônibus a partir desta segunda-feira

Entra em vigor, a partir desta segunda-feira, a faixa preferencial para ônibus da Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), no Campo Grande. A medida funcionará de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas, sentido Centro/Praia.

Para agilizar o trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) padronizou o estacionamento dos veículos de passeio no lado esquerdo da via, junto ao canal. Com isso, de 140 vagas disponíveis, a pista terá ao todo 337 lugares.

“Antes havia uma alternância nos lados da pista para receber o estacionamento. Agora, não mais. Essas vagas só não poderão ser utilizadas no horário de vigência do corredor”, diz a diretora de planejamento de Projetos da CET, Luciane Beck.

A nova medida será semelhante à faixa preferencial existente na Avenida Conselheiro Nébias. Os motoristas flagrados pelos agentes da CET transitando pelo espaço dos ônibus serão orientados a trocar de pista.

“Ninguém será multado por trafegar nessa faixa. Não se trata de um corredor exclusivo para coletivos, como o da Avenida Ana Costa. Porém, cabe ao cidadão consciente dar prioridade aos ônibus na via”, explica Luciane.

Segundo a representante da CET, serão multados somente os condutores que não respeitarem os horários e os locais de estacionamento permitidos.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

sábado, 29 de outubro de 2011

São Paulo - Exposição Carro de Boi muda cenário do Terminal Jabaquara

Entre os dias 31/10 e 15/11, as peças da exposição “Carro de Boi – Falas Ao Vento”, do artista plástico Nato L, poderão ser vistas  em 12 pontos da cidade, incluindo o Terminal Metropolitano Jabaquara, com o apoio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e da Concessionária Metra. A mostra, com pinturas de temáticas rurais, tem como objetivo aproximar o povo da arte e também lembrar uma época da história do nosso país. 

 As telas de artista Nato L. surpreendem pelo trabalho com a luz e pelo uso reincidente dos tons terra, relembrando o Impressionismo – movimento artístico marcado pelo uso da cor e movimento.  Nato deixa claro em suas imagens o quanto é apaixonado por carros de bois desde que ganhou uma miniatura do seu avô. Hoje, o artista possui quase duas dezenas de carros de boi em sua coleção pessoal, um deles é centenário e serve de inspiração e referências para suas criações.
 “Carro de Boi – Falas Ao Vento” retrata a escravidão do nosso período colonial, nos tempos dos Barões da cana-de-açúcar. Além do Terminal Jabaquara,  pinturas, réplicas de carros de boi e painéis a óleo estarão expostos em lugares estratégicos como  o Aeroporto de Congonhas, Parque da Água Branca, Mercado Municipal Paulistano,etc. A curadoria é de Karin Aquino.
 Arte Nos Terminais
 O “Arte nos Terminais” é um programa da EMTU/SP que há 14 anos busca difundir a arte e cultura, por meio de eventos nos Terminais Metropolitanos, geralmente agendados no final da tarde, nos horários da volta para casa dos usuários. Nesse período ocorreram diversas apresentações de bandas independentes, corais, teatro e exposições no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara). Neste ano o Programa “Arte nos Terminais” foi estendido para o Corredor Noroeste, na RMC, no Terminal Metropolitano de Campinas.
 Serviço:

Evento: Exposição “Carro de Boi – Falas ao Vento” de Nato L.
Data: de 31/10 a 15/11
Local: Terminal Metropolitano do Jabaquara
Endereço: Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira, n.º 2654- Jabaquara – São Paulo - SP
*Gratuito

Fonte: EMTU

Manaus - Novos ônibus articulados devem chegar em 20 dias

29 Out 2011 . 14:24 h . Com informações de assessoria . 


As onze unidades foram adquiridas pela empresa Global, uma das vencedoras da licitação. Ao todo, a Global vai adquirir 70 ônibus deste modelo.


Modelo do ônibus é o Mega BRT

Manaus - A empresa NeoBus, construtora de grandes veículos de transporte de passageiros, informou à Prefeitura de Manaus que, na próxima semana, os primeiros 11 ônibus articulados saem da sede da empresa, em Caxias do Sul (RS), devendo chegar à capital amazonense dentro de 20 dias. O superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, informou que estes veículos são do modelo Mega BRT, um dos melhores produtos que a NeoBus fabrica.
Segundo Cavalcante, estes veículos são ainda maiores do que os articulados que já rodam em Manaus. São veículos com 21 metros de comprimento e capacidade pra 280 passageiros. As onze unidades foram adquiridas pela empresa Global, uma das vencedoras da licitação. Ao todo, a Global vai adquirir 70 ônibus deste modelo. Outras três empresas (Rondônia, Nova Integração e Transtol) vão trazer para a cidade mais 96 ônibus articulados, mas elas optaram pelo modelo similar fabricado pela empresa Marcopolo. No total Manaus terá pelo menos 166 novos ônibus articulados.
No site da empresa, é possível ter mais detalhes do interior do modelo Mega BRT. Na foto de divulgação, o modelo que vem pra Manaus já está pintado com o padrão determinado pela Prefeitura de Manaus.

Fonte: PortalD24AM


Araraquara - Prefeito entrega dez novos ônibus à população


28/10/2011 



Prefeito Marcelo entrega à população a mais nova aquisição da CTA
O prefeito Marcelo Barbieri fez a entrega dos dez ônibus novos da CTA (Companhia Troleibus Araraquara) para a população de Araraquara nesta sexta-feira, na sede da companhia. Estiveram presentes no evento a diretoria e colaboradores da CTA, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades.


Aquisição foi de R$ 2,6 milhões, disse Marcelo
Segundo Marcelo, a aquisição dos dez veículos significa a retomada dos investimentos em transporte público em Araraquara, que devem ser ampliados no próximo ano, com a compra de mais dez ônibus.


Autoridades e Diretoria da CTA  presentes na entega dos novos ônibus à população
A nova aquisição irá ampliar a acessibilidade de pessoas deficientes. Cada ônibus possui elevador e duas vagas reservadas para cadeirantes e acompanhantes, além de assentos exclusivos para obesos e deficientes visuais e dispositivo para evitar a chamada rabeira. Outra novidade é o “anjo da guarda”, um mecanismo que impede que os ônibus andem com portas abertas.


Prefeito Marcelo Barbieri no volante do novo ônibus

O valor da aquisição foi de R$ 2,6 milhões, sendo 20% a vista e o restante será pago em 60 meses. Os veículos possuem motores eletrônicos Mercedes-Benz, mais econômicos, e carroceria Caio/Induscar.


Márcio Santos apresenta ao prefeito o interior dos novos ônibus

Eles irão circular nas linhas América/Iguatemi, Rodorib/TCI, Vale do Sol/Parque São Paulo, Campus/Vila Xavier, Melhado/Imperador, São José/Santa Angelina, Santana/Pinheirinho, Maria Luiza/Victório De Santi, Hortências/Águas do Paiol e Morumbi/Gramado. A escolha das linhas foi feita entre a CTA e a Udefa (União dos Deficientes Físicos de Araraquara) e levou em consideração a demanda de passageiros cadeirantes nos bairros.


Paulo Rodrigues utiliza elevador para deficientes físicos
Valorização – O prefeito Marcelo ressaltou a política municipal de valorização do transporte público e citou a necessidade de se criar corredores de ônibus. “Transporte público de qualidade é fundamental para uma sociedade mais justa e a solução para o problema de trânsito que as cidades brasileiras vêm enfrentando”.


Nova frota de ônibus da CTA

 O prefeito destacou as medidas já tomadas nesse sentido, como a reativação do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, aprovado recentemente na Câmara Municipal e a recuperação de 15 ônibus da frota, graças ao trabalho dos colaboradores da oficina e funilaria da empresa.

“A CTA voltou a focar somente o transporte público da cidade e deixou de administrar o Terminal de Passageiros e o pedágio da vicinal Araraquara-Matão”, afirmou Marcelo.

Homenagem – O diretor-presidente da CTA, Leonel Peixe, destacou as dificuldades e o empenho dos envolvidos para a aquisição dos veículos. “O prefeito teve um papel fundamental para a obtenção do financiamento junto à Caixa Econômica Federal”, afirmou.

O diretor prestou uma homenagem a Michel Abud, funcionário da concessionária Mercedes Benz e falecido em agosto deste ano. Pelo esforço e dedicação no processo de compra dos veículos, a família recebeu uma placa comemorativa das mãos do prefeito.

Estiveram presentes no evento os secretários de Comunicação, José Antônio Spera, de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, de Governo, Luiz Zaccarelli Cunha, de Esportes e Lazer, Jair Aparecido Martineli, e de Educação, Orlando Mengatti Filho. Os subprefeitos de Bueno de Andrada, Marcelo Lopes, e da Vila Xavier, João Luiz Braghini. Os vereadores Aluisio Braz, Elias Chediek, João Farias e Lucas Grecco; os diretores da CTA, Nicanor Rocha Silveira (Jurídico), Márcio Santos (Administrativo) e Nelson Brito dos Santos (técnico); os ex-presidentes da CTA. Joel Marco Carrera e Paulo Rodrigues; o gerente geral da CEF de Araraquara, Jorge Luiz Ferreira, e o gerente de pessoa jurídica da CEF, Rogerio Biagioni; o gerente geral do Banco do Brasil de Araraquara, Carlos Esteven; Roberval Fraiz, representando o deputado estadual Roberto Massafera; Aparecido João, representando o deputado federal Dimas Ramalho; e o padre Nelson da Silva Ramos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: Prefeitura de Araraquara

Temporada de Cruzerios 2011-2012

Clique na imagem para ler a notícia.





Texto: D.O.Santos nº 5518 de 27 de Outubro de 2011
Ftoos de Francisco Arrais e Tadeu Nascimento

A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitado
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Prefeitura apresenta novo modelo de trólebus em São Paulo







A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e a SPTrans apresentaram, nesta segunda-feira, o novo Trólebus que começa a circular nesta semana na capital. Segundo a prefeitura, o novo carro é mais econômico, tem "emissão zero de poluentes", faz menos ruído e é totalmente digital e acessível - tem piso baixo e portas mais largas. O veículo vai operar na linha 2290 Terminal São Mateus-Terminal Pq. D. Pedro II, entre a zona leste e o centro da cidade.
Atualmente, circulam em São Paulo 198 trólebus, que percorrem 137 km de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria na zona leste da cidade, transportando 110 mil passageiros por dia. A idade média da frota é de 22 anos, mas parte dela passou por restauração, aumentando sua vida útil.
Em 2009, teve início a renovação da frota dos trólebus em São Paulo: foram incluídos 12 novos veículos. No entanto, houve dificuldades para encontrar fabricantes que pudessem fornecer os veículos dentro das especificações exigidas pela SPTrans para operar na cidade. Com esse novo modelo, desenvolvido em parceria por quatro empresas, a prefeitura mantém a promessa de renovar 70% da frota de trólebus e de colocar 127 novos carros em circulação até dezembro de 2012.
Além disso, a prefeitura informou que abriu licitação para para contratar uma empresa que modernize e faça a manutenção preventiva e corretiva da rede aérea. Escolhida a empresa, deverão ser implantados um centro de controle operacional e duas bases de manutenção em pontos da rede, para atender e restabelecer o sistema em caso de falha. No total, a empresa que vencer a licitação terá que substituir 325 km de fios de contato e suas suspensões.
O novo trólebus faz parte de um programa da prefeitura para utilizar progressivamente mais combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo e diminuir a emissão de poluentes no ar da Capital. Os trólebus são, segundo a prefeitura, uma alternativa ambientalmente mais eficiente do que os habituais veículos a diesel.

 Fotos: Elisa Rodrigues, Marcos Galesi, Rafael Asquini e Felipe Novaes

Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5432223-EI306,00-Prefeitura+apresenta+novo+modelo+de+trolebus+em+Sao+Paulo.html

A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitado
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)



Volare 40.000 aos 13 anos






A Volare, líder no Brasil no segmento de miniônibus, que comemorou 13 anos em junho, acaba de superar a marca de 40 mil unidades produzidas.
A mais recente novidade da marca é o lançamento da nova linha W FLY, nos modelos W9 e DW9, com três diferentes versões – Urbano, Executivo e a inédita Limousine – que aproxima o miniônibus do automóvel, por proporcionar maior conforto, segurança e acabamento superior.
No dia 13 de julho, a Volare fez a entrega do miniônibus número  40.000 para o cliente Imetame Metalmecânica, da cidade de Aracruz, no Espírito Santo. O veículo comemorativo é um Volare W Fly Executivo modelo W9, que será utilizado no fretamento dos colaboradores da empresa que tem como principais atividades a fabricação, montagem e manutenção mecânica e industrial.

Fonte: http://www.carrosecia.net/Artigos/Onibus_e_Caminhoes/Volare_40000/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Caio Induscar participa de evento de exportação da MAN América Latina



Caio Induscar participa de evento de exportação da MAN América Latina

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar participou do evento de exportação da MAN América Latina, uma mostra para clientes e representantes latinos. O evento foi realizado em São Paulo, no dia 24 de outubro.

No evento, a Caio Induscar fez a exposição de três veículos: o urbano Apache Vip, o modelo para fretamento Solar, e o micro Foz.

Os três modelos têm boa aceitação no mercado latino, oferecendo conforto, segurança e durabilidade, baixo custo de manutenção e fácil acesso a peças e componentes.

O evento gerou uma aproximação entre a encarroçadora, os representantes de vendas e vários frotistas do mercado latino.

A Caio Induscar, buscando estreitar cada vez mais os relacionamentos com seus clientes, representantes e parceiros, participa de feiras, exposições, congressos, que viabilizam a melhoria constante dos produtos, estímulos comerciais e novos negócios.

28/10/2011

Fonte: Caio Induscar
http://www.caio.com.br/noticias/noticias.php?idnot=105&lg=P

Ônibus Caio no filme “Família Vende Tudo”



A encarroçadora de ônibus Caio Induscar forneceu um ônibus rodoviário para fazer parte do filme “Família Vende Tudo”. O modelo Giro 3600, na trama conhecido como “Xique Bus”, transporta Ivan Carlos, interpretado por Caco Ciocler, e faz parte de várias cenas.

O filme foi premiado no Cine PE 2011 – festival de cinema de Recife – em Melhor Ator (Caco Ciocler), Melhor Atriz (Marisol Ribeiro), Melhor Ator Coadjuvante (Robson Nunes) Melhor Trilha Sonora (Arrigo Barnabé) e Melhor Direção de Arte (Alain Fresnot e Fábio Goldfard).

O elenco também conta com Aílton Graça, Lima Duarte, Luana Piovani e Vera Holtz, entre outros.

A Caio Induscar, consciente do seu papel no desenvolvimento da sociedade, incentiva grandes produções culturais. Anteriormente, já participou da viabilização do filme “Se eu Fosse Você 2” e de peças como a “Toc Toc”, entre outros, todos com sucesso de bilheteria.

Sinopse
FAMÍLIA VENDE TUDO. Uma família com dificuldades financeiras – após a apreensão de suas muambas vindas do Paraguai – tem uma brilhante idéia: fazer com a filha Lindinha (Marisol Ribeiro) engravide do famoso cantor Ivan Carlos (Caco Ciocler) para assim garantir uma pensão que tire todos do sufoco. Eles planejam o dia em que a garota deve sair com o astro para engravidar e, passam a companhar sua agenda de shows. Mas só não contavam com um detalhe: a ciumenta Jennifer (Luana Piovani), mulher de Ivan. 89 minutos

27/10/2011



Fonte: Caio Induscar
http://www.caio.com.br/noticias/noticias.php?idnot=104&lg=P

Comil supera expectativa de vendas de Rodoviários e alcança Market share de 17,4% no segmento

 27/10/2011





Empresa consolida posição entre as principais fabricantes da categoria no Brasil 
O movimento das empresas de transporte rodoviário de renovar a frota em praticamente todo o Brasil e a boa aceitação na linha Campione lançada em 2010 foi o principal motivo que levou a Comil a obter um bom resultado nas vendas de rodoviários de janeiro a agosto, que totalizaram 1140 unidades, acima de 791 negociadas no mesmo período de 2010. O crescimento levou a empresa a atingir Market Share no período de 17,4% no segmento.

A empresa consolida sua posição entre as principais fabricantes da categoria no Brasil e prevê encerrar o ano com venda de aproximadamente 2000  unidades rodoviárias, 56% superior a 2010, expectativa que ganhou força com o sucesso da Comil na Transpúblico, em São Paulo, motivado especialmente pela boa aceitação da nova linha Campione. “A edição deste ano foi muito positiva, pois fizemos contato com novos clientes potenciais de diversas regiões do país e recebemos clientes do mercado internacional. Todos gostaram muito dos lançamentos, gerando perspectivas de bons negócios que devem se reverter em vendas até dezembro”, destaca Dario Ferreira, diretor comercial da Comil.

A família Campione de rodoviários conquistou o mercado pelo design inteligente, conforto e segurança. O projeto atual conta com uma série de melhorias e novidades. “Pensamos em todos os públicos, no empresário, no chefe de garagem, no gerente de operação / manutenção, no motorista e no usuário final”, afirma Ferreira. Como nova versão lançada em julho de 2010, o Campione foi projetado para aliar performance, robustez, segurança, praticidade de manutenção, conforto e design, atendendo as mais exigentes demandas do mercado. Está disponível nos modelos 3.65, 3.45 e 3.25, motores dianteiros e traseiros, e é adequado para trajetos curtos e longos, nos serviços de fretamento e turismo, oportunizando uma excelente relação de custo beneficio. 

Uma série de importantes negócios foram acertados este ano. Em março, por exemplo, a empresa comemorou a marca de 35 mil ônibus rodoviários Campione. O negócio foi fechado com o Grupo Santa Cruz de São Paulo, que possui frota de 500 veículos e já adquiriu este ano 79 ônibus.  “Optamos pela carroceria Comil pela aderência do produto a necessidade dos nossos clientes além da evolução da qualidade do produto e pela ótima relação custo benefício”, disse Paulo Cesar Gomes, Diretor de Operações de Transporte do Grupo Santa Cruz.

Na região Sul, uma das vendas importantes foi a realizada para a empresa Princesa dos Campos, com 77 anos de atuação no Paraná. Os carros, modelos Campione 3.65 e 3.45, entregues em abril, passaram a atender linhas rodoviárias intermunicipais da Princesa dos Campos, responsável pelo transporte de milhares de passageiros por mês no Estado. “Estamos renovando a nossa frota para melhor atender nossos passageiros e a Comil nos ofereceu o melhor custo benefício”, afirmou o Gerente Comercial da Princesa dos Campos, Fernando Hornung. Em setembro, a empresa repetiu a compra adquirindo novas unidades do modelo Campione.

 Em Minas Gerais, os resultados também foram expressivos para a Comil no período. Entre os destaques, estão a venda de 20 novos ônibus Campione 3.25 para a Expresso Gardênia. Segundo o diretor de vendas, Antonio Afonso da Silva, a nova configuração das carrocerias do modelo Campione foi decisiva para a compra. “O design inteligente aliado à  alta performance, agilidade operacional e baixo custo de operação tornaram o ônibus  mais adequado às nossas demandas," explica o executivo.  Recentemente, a  Viação Santa Edwiges acertou a compra de 20 veículos Campione 3.25 para o setor de fretamento. “Escolhemos a Comil nesta compra pela qualidade, durabilidade e design do produto, que está aliado a um ótimo serviço de pós-venda”, disse o diretor Luis Fernando Paschoalin.

Considerada uma das principais montadoras de ônibus do Brasil e 2ª maior produtora de ônibus rodoviários, a Comil desenvolve soluções inteligentes de transporte rodoviário, urbano e micro para o mercado nacional e internacional. Em 2011, a empresa de Erechim (RS) completou 25 anos de atuação.



Fonte: Comil
http://www.comilonibus.com.br/site/novidades/detalhe/categoria-vendas/novidade-comil-supera-expectativa-de-vendas-de-rodoviarios-e-alcanca-market-share-de-174-no-segmento

PPA destinará R$ 18 bilhões à Copa

SEG, 24 DE OUTUBRO DE 2011 
Mobilidade possui foco principal do programa



Setor de transporte deve receber um total de R$ 117,1 bilhões.



Visando melhorar a mobilidade urbana para a Copa do Mundo, o relatório PPA (Plano Plurianual) prevê um investimento de R$ 18 bilhões nesta questão para os próximos três anos. Além disso, o documento revela que as melhorias em infraestrutura devem receber 1,2 trilhão.
Por enquanto, o que foi apresentado pela Comissão Mista de Orçamento foi uma prévia do relatório, sendo que o plano em definitivo deve ser entregue e votado até a primeira semana de dezembro.
Do montante que será investido em infraestrutura, aproximadamente 26% do orçamento total, ou o equivalente a R$ 5,4 trilhões, serão repassados aos programas de moradias, R$ 389,7 bilhões; petróleo e gás, com R$ 227,7 bilhões; energia elétrica, R$ 177,2 bilhões; combustíveis, R$ 122,5 bilhões; e mais R$ 117,1 bilhões, em transporte.
Fonte: WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/23586-ppa-destinara-r-18-bilhoes-a-copa



Angra dos Reis - Fiscalização do transporte público faz uma semana

26/10/2011 - Por SGD.SC

Foto: luis fernando lara


Pesquisa aponta falta de pontualidade, horários e lotação como os fatores mais negativos A operação de fiscalização da Superintendência de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Angra completou uma semana nesta quarta-feira, dia 26. Foram 30 notificações, uma multa por descumprimento da notificação e 11 veículos retirados de circulação. O objetivo da operação, além de fiscalizar as condições do transporte público do município, é também o de colher dados, através de pesquisa, quanto à opinião dos usuários a respeito do serviço.


– A ação não tem prazo para terminar, ela é contínua, e é mais um esforço da prefeitura para garantir um transporte público de qualidade para a população – afirmou Robson Oliveira, superintendente de Transportes e Trânsito. O trabalho de pesquisa já apresenta alguns resultados. Dentre os itens avaliados pela população, falta de pontualidade, frequência/horário e respeito à capacidade de lotação foram os três que obtiveram as piores notas. Outros itens avaliados foram cordialidade no atendimento, conforto, limpeza, serviço de atendimento ao consumidor, estado de conservação e segurança na condução do ônibus. Os usuários respondem a um formulário com perguntas sobre destino, frequência e razões das viagens, grau de instrução, profissão, renda, endereço da residência etc. Cerca de 500 pessoas participaram até o momento. Doze agentes da superintendência estão aplicando a pesquisa. Por enquanto, ela está sendo feita nos principais pontos do Centro, mas irá se estender pelos bairros. Apesar de ainda estar na primeira semana, segundo o superintendente, a fiscalização vem apresentando bons resultados.– Já estamos identificando melhorias no serviço da empresa de transporte – afirmou Robson Oliveira, que disse que alguns usuários já têm comentado isso com os pesquisadores. A causa do recolhimento de veículos tem sido o mau estado de conservação – a maioria deles com o para-brisa trincado. A empresa responsável é notificada e os ônibus são conduzidos à garagem, só podendo voltar ao itinerário normal quando os reparos necessários forem feitos.– A empresa tem sido solícita e tem feito os reparos necessários em sua frota, de acordo com as notificações – elogiou o superintendente.   O superintendente destacou que todo o trabalho de fiscalização e pesquisa faz parte do programa Passageiro Cidadão, que reduziu a tarifa, que atualmente varia entre R$ 2,15 e R$ 2,60, a R$ 1,00 para usuários cadastrados. O telefone da Central de Atendimento do Passageiro Cidadão pode ser usado para que sejam feitas reclamações e denúncias a respeito da qualidade do serviço de transporte público –            0800-286-1500 begin_of_the_skype_highlighting            0800-286-1500      end_of_the_skype_highlighting      .


PREFEITO ANUNCIA CHEGADA DE NOVOS ÔNIBUS


Na manhã da última segunda-feira, dia 24, o prefeito Tuca Jordão anunciou que serão colocados à disposição da população 20 novos ônibus pela empresa que presta o serviço na cidade. De acordo com ele, os novos ônibus terão três portas, sendo uma exclusiva para cadeirantes e deficientes físicos, ar-condicionado e capacidade para até 83 passageiros, sendo 41 sentados.– Estamos trabalhando sério para dar um transporte de qualidade para nossa população. Quando todas as modificações do programa Passageiro Cidadão estiverem implantadas, tenho certeza que teremos um serviço digno em nossa cidade, atendendo inclusive às reclamações listadas pelos usuários em nossa pesquisa – ressaltou Tuca antes de embarcar para Brasília, onde participou da manifestação de prefeitos do estado pela manutenção dos royalties do petróleo. Os novos ônibus serão apresentados à população na próxima terça-feira, dia 1º.


Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
http://www.angra.rj.gov.br/asp/noticiasdaprefeitura.asp?vid_noticia=7338