Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nova pesquisa Origem-Destino começou esta semana na Região Metropolitana de Campinas


5/10/2011 

O objetivo do levantamento é conhecer os deslocamentos da população na RMC e planejar a implantação de sistemas de transporte adequados à região. 


A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos deu início em 03/10 à segunda Pesquisa Origem/Destino (OD) nos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas, onde vivem 2,7 milhões de pessoas. A Região tem recebido importantes investimentos do Governo do Estado, como o Corredor Metropolitano Noroeste, já concluído entre Campinas e Sumaré e que terá continuidade até Sta. Bárbara D’Oeste. A primeira Pesquisa OD na RMC foi realizada em 2003.


Encerrada a fase de preparação, o levantamento feito pela empresa contratada Oficina Consultores e Associados entra agora na fase de trabalho de campo, com entrevistas em 12 mil domicílios sorteados previamente de acordo com critérios estatísticos, além da “linha de contorno”, delimitada pelas rodovias de acesso e saída da Região Metropolitana.


As entrevistas serão realizadas ao longo do segundo semestre de 2011, sempre nos dias úteis e durante o período letivo para evitar distorções no padrão de viagens diárias. Antes do dia marcado, os domicílios sorteados recebem cartas de aviso com uma senha, que poderá ser conferida no dia da visita. Os resultados serão divulgados no 1º trimestre de 2012.


Objetivos 


Com a Pesquisa O/D é possível conhecer as características das viagens diárias dos usuários, conforme o motivo e o modo de transporte utilizado. Essas informações mapeadas oferecem uma fotografia da mobilidade na região e representam um passo importante para a reorganização dos transportes e melhoria da qualidade de vida.


Os resultados apontam áreas onde há mais deslocamentos, polos de origem e destino das viagens, a participação dos modos de transporte por motivo e destino, idade, renda, residência, escolaridade etc - informações essenciais para o planejador de transportes. Foram os resultados da primeira pesquisa OD na região que permitiram a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos – PITU RMC 2015. Esta 2ª edição será um importante subsídio para os gestores municipais elaborarem seus planos de mobilidade.


Além da STM e da EMTU/SP (que gerencia 165 linhas intermunicipais na RMC), estão colaborando com a pesquisa as prefeituras dos municípios da região, a Agência Metropolitana de Campinas – Agemcamp, as operadoras de transporte intermunicipais e municipais, a Polícia Rodoviária, as guardas civis municipais e a Polícia Militar.


Informações complementares e esclarecimentos sobre a Pesquisa OD na RMC podem ser obtidas no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos: www.stm.sp.gov.br/odrmc ou na Central de Atendimento ao Usuário da EMTU/SP (tel.            0800 724 0555      ).

Fonte: EMTU
http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=749

Nenhum comentário:

Postar um comentário