Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Transporte coletivo de Contagem recebe mais 42 ônibus novos e adaptados

Outro item que compõe a melhoria na acessibilidade da cidade é a implantação do Bilhete Eletrônico Ótimo

O transporte coletivo de Contagem passou a contar, a partir de outubro, com 42 carros novos e adaptados para pessoas com deficiência. Destes, 22 irão atender linhas da Regional Nacional e Regional Ressaca, em substituição aos carros com idade avançada. Já os passageiros das demais Regionais serão beneficiados com mais 20 novos carros, com o objetivo de melhorar o cumprimento das viagens, oferecendo mais respeito e segurança aos usuários do transporte coletivo da cidade.
Atualmente a Transcon gerencia uma frota de 294 ônibus, distribuídos em 45 linhas, com idade média de 4 anos e 6 meses. Contagem já conta com 65% da frota adaptada para pessoas com deficiência. Os novos ônibus se enquadram nas especificações determinadas pela Transcon e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Outro item que compõe a melhoria na acessibilidade da cidade é a implantação do bilhete eletrônico Ótimo, gratuidade que beneficiará cerca de 56 mil passageiros idosos e os passageiros com deficiência no município de Contagem. O Cartão Ótimo Especial é destinado a pessoas com deficiência, com moderado ou alto grau de comprometimento. O Cartão ótimo Sênior é destinado a pessoas idosas, com idade igual ou superior a 65 anos.

Como adquirir os cartões:
ÓTIMO ESPECIAL

Procurar o CRAS da Regional onde mora levando documentos pessoais para realização do cadastro e avaliação sócio-econômica.
Residentes da Regional Riacho deverão procurar o Plantão Social.
Estudantes de escolas municipais deverão procurar a secretariada escola em que está matriculado. 
Usuários do cartão BHBus deverão fazer o cartão Ótimo no mês de aniversário.

ÓTIMO SENIOR
Agendar a data para cadastro em um dos telefones:             (31) 3516-6063       ou            (31) 3516-6064      , de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Para retirar o cartão Ótimo Sênior, o solicitante deverá levar a Carteira de Identidade e comprovante de residência de Contagem.

A Transcon esclarece que o cadastramento e a obtenção dos cartões serão permanentes, não havendo, portanto, urgência na solicitação do benefício. Além de viajar na parte traseira do ônibus, permanece assegurado o benefício da reserva de 10% do total de assentos do veículo, assegurado às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e para idosos.


FONTE: Autarquia de Trânsito e Transportes de Contagem
PUBLICAÇÃO: 05/10/2011 13:50:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário