Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Luciano Ducci entrega mais 161 ônibus zero quilômetro

24/10/2011 14:30:00


principal
Prefeito Luciano Ducci entrega novos ônibus para a Rede Integrada de Transporte, no Parque Barigui. Curitiba, 24/10/2011 Foto: Brunno Covello/SMCS



O prefeito Luciano Ducci entregou nesta segunda-feira (24), no Parque Barigui, mais 161 ônibus zero quilômetro para a frota da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Foi a terceira entrega do ano, num total de 434 veículos. Os novos ônibus fazem parte do projeto de renovação de 30% da frota e até dezembro, serão 557 ônibus novos enteregues em 2011.
“São ônibus modernos que vão oferecer mais segurança e conforto aos curitibanos que utilizam o transporte coletivo”, afirmou Ducci. “Ao longo da gestão estamos investindo em transporte coletivo, buscando oferecer o melhor para a nossa cidade”, disse Luciano Ducci.
O prefeito citou como exemplo destes investimentos, o Expresso Ligeirão (na cor azul) e o novo biarticulado do sistema Expresso (vermelho), que são os maiores ônibus do mundo. Além do sistema Expresso, afirmou Ducci, os 434 novos que entraram na frota neste ano, beneficiaram passageiros das linhas de ligeirinhos, convencionais, alimentadores e interbairros.
Novos Ligeirões - O presidente da Urbs, Marcos Isfer, disse que o transporte coletivo de Curitiba vive um momento importante, com uma série de investimentos. Além dos novos ônibus, afirmou Isfer, estão sendo feitos investimentos para implantação do Ligeirão nos eixos Norte, Leste e Oeste. “Estamos modernizando o sistema, conforme determinação do prefeito, para que Curitiba tenha um transporte cada vez melhor”.
A renovação, além de baixar a idade média para 4,5 anos, também agrada aos operadores do sistema. Há 15 anos na profissão de motorista do transporte coletivo, Joel Carvalho diz que os novos ônibus são mais modernos, seguros e representam uma melhoria significativa tanto para o usuário, que ganha em conforto e segurança, quanto para os motoristas que passam por capacitação para dirigir veículos mais modernos – e, no caso do Expresso e Ligeirão, também maiores.
“A renovação traz benefícios para todos e valoriza nossa profissão”, afirma Joel, que tem capacitação para dirigir qualquer ônibus. “Para nós é um avanço importante, nos coloca a par de novas tecnologias, é uma valorização, sem dúvida”, afirmou Joel.
Como sempre acontece quando há eventos envolvendo ônibus, busólogos – apaixonados por ônibus – aproveitam a oportunidade para renovar seus conhecimentos e material fotográfico. Foi o que fez Reginaldo da Silva que se orgulha de ter mais de cinco mil fotos de ônibus do transporte coletivo de Curitiba.
Com câmera fotográfica e celular, Reginaldo Silva avaliou atentamente cada ônibus e a conclusão foi de que sua coleção ficará mais enriquecida. “São ônibus muito bonitos, muito modernos mesmo, é muito bom ter oportunidades como essa”. Nesse ano, brinca Reginaldo, ele teve mais trabalho. “Graças a Deus estão acontecendo muitas entregas e dá pra trabalhar bastante, fazer muita foto”, disse.
Modernos - Os 161 ônibus entregues nesta segunda feira compõem uma frota de 13 biarticulados (vermelhos), 35 Ligeirinhos (prata), 63 Alimentadores (laranja), 44 Convencionais (amarelos) e seis interbairros (verdes). Os veículos são equipados com GPS, com motores que fazem queima mais completa de combustível, reduzindo a emissão de poluentes.
Os novos ônibus atendem em 100% as normas de acessibilidade definidas por lei. Atualmente, a acessibilidade nos ônibus de Curitiba passa de 90%, o que coloca a cidade como uma das mais avançadas nesta área.
A renovação da frota que vem sendo feita pela prefeitura também traz benefícios imediatos ao meio ambiente. A entrada em operação de 557 ônibus até o fim do ano reduz a emissão de poluentes em 18.273 toneladas poluentes.
Rede Integrada - Referência internacional quando se trata de transporte coletivo, Curitiba tem uma rede integrada que atende além da capital mais 13 municípios vizinhos. A integração física e a tarifa única permitem trocar de ônibus quantas vezes for necessário, permanecendo no sistema sem limite de tempo e pagando uma única tarifa.
A Rede Integrada de Transporte tem uma frota operante de 1.915 ônibus e registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia. A integração é feita por uma rede que tem 82 quilômetros de canaletas, 364 estações tubo, 355 linhas e seis mil pontos de parada. Os ônibus da Rede percorrem por dia 490 mil quilômetros e fazem 21 mil viagens por dia.

Conheça os novos ônibus
• Expressos biarticulados:
Carroceria Neobus, de Caxias do Sul (RS) – 28m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 250 passageiros
Características: Volvo B-340 – trem de força: motor diesel eletrônico horizontal Euro III, 6 cilindros, 12.100 cilindradas, 340 cv. Sistema elétrico 12V; freios a disco em todas as rodas, com ABS; entre-eixos – 4m; suspensão dianteira e traseira – penumática controlada eletronicamente.
• Linhas Diretas (Ligeirinhos): 
Carroceria Neobus – 13m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 110 passageiros
Características: Volvo B7-R – trem de força: motor D7-E 290 eletrônico vertical Euro III, 6 cilindros, 7.140cilindradas; 290 cv. Sistema elétrico 12V; freio a disco em todas rodas, com ABS; entre-eixos – 6m; suspensão dianteira e traseira – pneumática controlada eletronicamente.
 Interbairros
Carroceria Neobus – 18m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 150 passageiros.
Características: Volvo B-340 – motorização similar ao expresso biarticulado.
• Alimentadores:
Carrocerias: Os comuns têm carrocerias Caio (Botucatu – SP), Marcopolo (Caxias do Sul – RS) e Neobus. Caio e Marcopolo têm largura de 2,50m, enquanto a carroceria Neobus tem 2,60m de largura. Todas carrocerias comuns têm 12m de extensão; capacidade para 85 passageiros.
 
Características: Mercedes-Benz OF 1722 – trem de força:motor OM 904 LA, eletrônico, Euro III; 4 cilindros turbocooler; 218 cv; 4.800 cilindradas; sistema elétrico – 12; suspensão dianteira e traseira – feixe de molas semielípticas; freios – tambor em todas as rodas; entre-eixos – 5.950mm.
Os articulados têm carroceria Neobus, 20m de extensão, 2,60m de largura, e capacidade para 170 passageiros.
Características: Volvo B-340 – detalhes similares aos expressos biarticulados.
O Padron tem carroceria Neobus, 13m de comprimento, 2,60m de largura, capacidade para 110 passageiros.
Características: Volvo B-7R – detalhes similares aos dos ligeirinhos.
 Convencionais:
Características: comuns – motorização Mercedes-Benz OF 1722 – detalhes similares aos alimentadores comuns;
Semi-Padron – Mercedes-Benz OF 1722; 13m de comprimento, capacidade para 110 passageiros;
Padron – vêm com três caracterizações de motores
Características: Mercedes-Benz O-500M – trem de força: OM 906 LA Euro III; 6 cilindros; 6.374cc; 260cv; sistema elétrico – 12V; freios – tambor nas quatro rodas; entre-eixos – 5.950mm; Volvo B7-R – já citado; Scania K-230 – trem de força: motor DC9 13230 diesel Euro III; 5 cilindros em linha, turbo e intercooler; 8.900 cilindradas; 230 cv; freios – tambor nas quatro rodas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba


Nenhum comentário:

Postar um comentário