Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 23 de outubro de 2011

Ônibus itinerante contra o câncer chega ao interior de MS

22/10/2011 - 10:00


Assessoria de Comunicação


Foto: Divulgação




Moradores de municípios do interior do estado do Mato Grosso do Sul terão uma chance que a maioria dos brasileiros não tem: fazer exames gratuitos para detenção de 4 tipos de câncer. A partir de outubro, um ônibus completamente equipado passará a visitar, a cada 15 dias, uma cidade do estado - em um total de 20 - para que a população possa realizar os procedimentos de diagnóstico de câncer de mama, colo de útero e pele.
A primeira cidade a ser visitada pelo Projeto Prevenção de Câncer - Unidade Móvel (PPC-UM) será Camapuã, no dia 19/11. Duas semanas depois, será a vez de Rio Verde. A necessidade do projeto itinerante ficou explícita nas viagens de exploração que antecederam o projeto, quando não havia ônibus para ajudar a equipe formada por 10 pessoas, entre médicos, enfermeiros, radiologistas e técnicos em enfermagem. Na cidade de Bandeirantes, por exemplo, dos 120 exames feitos, a equipe detectou 17 casos suspeitos. Desses, 10 pessoas foram confirmadas com câncer e estão agora sendo tratadas gratuitamente pelo Hospital do Câncer de Campo Grande. Oito tiveram a sorte de descobrirem o tumor ainda em estágio inicial, o que multiplica as chances de sucesso no tratamento.
Para o coordenador do PPC-UM, Dr. Fabricio Colacino Silva, o projeto tem importante papel social. "A população carente não tem acesso nem condição de ir a um centro de referência. E os números comprovam que são também menos diagnosticados", afirma o especialista. Segundo dados da Cassems, de 60% a 70% das pessoas não fazem exames preventivos. No caso específico das mulheres, metade não realiza os procedimentos ginecológicos necessários para detectar tumores em estágio precoce.
O ônibus que servirá de base para a equipe tem dois andares. O atendimento será feito na parte de cima, que conta com mamógrafo, consultório oncológico e centro cirúrgico. Os profissionais viajam na parte de baixo. Todos são do quadro do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, mas a iniciativa tem o apoio e patrocínio da Cassems e da Roche, entre outras empresas.
Os 20 municípios serão visitados uma vez por ano para que o programa cumpra o que promete: detecção precoce de câncer.

Fonte: AconteceMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário