Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Novos trólebus começam a circular nesta semana

25/10/2011

Foi apresentado nesta segunda-feira (24) o novo modelo de trólebus que circulará pela cidade. Os novos veículos reforçam a continuidade da renovação de 70% da frota de veículos desse tipo de transporte público até 2012. Por ser mais moderno, o novo modelo é mais econômico e respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fernando Pereira/Divulgação
O novo carro tem capacidade total para 81 passageiros (sentados e de pé), tem piso rebaixado e portas mais largas.

O novo carro tem capacidade total para 81 passageiros (sentados e de pé), tem piso rebaixado e portas mais largas para facilitar o embarque e desembarque. Além disso, a tecnologia digital do veículo o faz mais silencioso. O primeiro ônibus do modelo entra em operação ainda nesta semana e vai operar na linha 2290 Terminal São Mateus - Terminal Parque Dom Pedro II.

Atualmente, 198 trólebus circulam pela cidade em 11 linhas da SPTrans, a maioria sendo na zona Leste. Mais de 100 mil passageiros utilizam este meio de transporte por dia que, até o final deste ano, vai ter 27 veículos do novo modelo circulando pela cidade. Ao final do primeiro semestre de 2012, mais 50 veículos entrarão em operação e até dezembro do mesmo ano mais 50 ônibus.

A renovação da frota de trólebus da cidade faz parte dos esforços da Prefeitura em utilizar novas matrizes energéticas para minimizar a emissão de poluentes no ar da cidade. Implantados em São Paulo na década de 1950, os trólebus são um modal com emissão zero de poluição.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria dos Transportes, lançou o Programa EcoFrota, que prevê a implantação progressiva de combustíveis limpos no sistema de ônibus. A iniciativa respeita a Lei de Mudanças Clima, que determina o uso de combustível renovável em todo o sistema de transporte público até 2018.
Fonte:  http://www.cadernosp.com.br/transporte/4696/Novos-tr%F3lebus-come%E7am-a-circular-nesta-semana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário