Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

São José do Rio Preto - Prefeitura vistoria nova frota de ônibus urbanos

Ferdinando Ramos/SMCS



A Prefeitura, por meio da SMTTS – Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, realizou nesta segunda-feira (24/10) a vistoria dos novos ônibus que irão circular a partir do dia 02 de novembro dentro do novo sistema de concessão do transporte coletivo. 

Uma comissão composta por servidores municipais designados pelas secretarias de Trânsito, Meio Ambiente, Comunicação, Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Empro (Empresa Municipal de Processamento de Dados) esteve na garagem da Circular Santa Luzia pela manhã à tarde foi vistoriada a frota da Expresso Itamarati. 

A comissão verificou se a frota atende às especificações do edital. Os itens verificados vão desde a acessibilidade para cadeirantes, às câmeras de segurança, GPS, layout dos veículos, parte mecânica e elétrica, entre outras. 

A Santa Luzia possui 106 ônibus com o layout exigido pelo edital de concessão. Todos os ônibus devem ter no máximo 5 anos de uso. A empresa vai colocar em circulação ônibus novos e outros com até 3 anos de uso. Os ônibus atuais que serão reaproveitados receberão a pintura padronizada gradativamente. O total da frota da Santa Luzia é de 167 veículos. Os ônibus básicos terão capacidade para 33 passageiros sentados e 57 em pé. E os microônibus oferecem espaço para 21 passageiros sentados e 17 em pé.   

A Circular Santa Luzia vai administrar 60% das linhas. A empresa ficou com o lote 1 determinado pelo edital de concessão, que se refere à região Norte da cidade. 

A Expresso Itamarati ficou com o lote 2, que representa os 40 % restantes e inclui os bairros da região central e Sul. 

O secretário de trânsito, Aparecido Capello, coordenou a vistoria e considerou os veículos de acordo com as exigências do edital. O laudo de vistoria fica pronto nesta terça-feira, devido à vistoria na Itamaraty, que acontece até o final do dia. 

Os ônibus da Santa Luzia vão circular em três cores: amarelo,vermelho e azul, os da Itamaraty serão prata, azul e vermelho. Serão três tipos de ônibus: com 90 lugares e três portas; 70 lugares, com 3 portas; veículos de 35 lugares, com 2 portas, classificados respectivamente como ônibus básico; midiônibus e miniônibus. Todos com equipamentos que permitam acessibilidade.  A frota total (das duas empresas) é de 240 veículos, sendo 58 ônibus básicos, 117 midiônibus e 65 miniônibus. 

A nova frota entra em circulação com tarifa 8,9% mais barata. O preço da tarifa foi reduzido a partir de 26 de setembro, quando passou de R$2,30 para R$2,10.     

Ellen Lima





Fonte:  Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=90171

Nenhum comentário:

Postar um comentário