Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Curitiba - Prefeitura doa ônibus para cursos profissionalizantes do Senai

 22/12/11 00:00 ]






O Serviço Nacional da Indústria (Senai), que funciona na Cidade Industrial de Curitiba, recebeu nesta quarta-feira (21) um ônibus biarticulado, doado pela Prefeitura de Curitiba, para que abrigue cursos profissionalizantes de vestuário, reparação automobilística e construção civil.

O ônibus, construído em 1995 e com vida útil vencida no sistema de transporte urbano – que é de dez anos de uso regular, mais dois como veículo reserva -, será inteiramente reformado e adaptado para os cursos pelo próprio Senai, e a partir do segundo trimestre de 2012 deverá começar a percorrer as unidades do organismo vinculado à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba e Região Metropolitana.

A doação do coletivo já desativado, e que até recentemente compunha parte da frota gerenciada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, foi possível graças aos trâmites da própria Urbs,  que viabilizou tecnicamente o processo dessa doação, e da Secretaria Municipal da Administração, que garantiu juridicamente a cessão do carro que estava incorporado ao patrimônio do município. 

Durante a breve cerimônia de assinatura do ato de doação, foi apresentado vídeo mostrando como o ônibus atenderá, com instalações internas adaptadas, após a reforma.

“Com a chegada deste ônibus, o Senai inaugura um novo tempo, e quer que o veículo seja a marca registrada da cidade pioneira no uso de biarticulados pintados de vermelho, que até hoje fazem parte de um sistema que foi levado mundo afora”, disse o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, durante a assinatura do ato da doação.

O diretor do Senai Paraná, Marcos Secco, disse que o ônibus, depois de reformado,  será conhecido como Biarticulado do Conhecimento, e poderá, além de abrigar os cursos volantes, servir também de vitrine da Fiep/Senai em eventos. “A exposição desse ônibus marcará não só a imagem do Senai do Paraná, como também propagará a imagem de Curitiba que fez do transporte com os biarticulados um de seus principais ícones urbanos”, explicou Secco. 

Ao enfatizar a parceria entre o Senai e a Prefeitura, por intermédio da Urbs, o presidente da Fiep falouj da preocupação crescente em levar o conhecimento profissional a toda a Região Metropolitana de Curitiba.

 Os alunos interessados se inscrevem, e depois recebem atendimento, que poderá ser feito no ônibus itinerante, obtendo-se o mesmo resultado já existente nos cursos fixos com aulas práticas.

O ônibus – Fabricado em 1995, o ônibus doado pelo município ao Senai Paraná tem carroceria Marcopolo, de Caxias do Sul, e chassis e motor B-58, da Volvo. Ao lado de similares, esse ônibus inaugurou o ciclo de biarticulados no eixo expresso Norte/Sul, percorrendo a linha Santa Cândida/Capão Raso, ou o trecho Pinheirinho/praça Rui Barbosa. Até sua desativação e passagem ao patrimônio do município, esse ônibus pertencia à Auto Viação Cidade Sorriso.

Durante o ato da entrega do coletivo, no pátio do Senai da Cidade Industrial de Curitiba, o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, simbolicamente ligou o motor, caracterizando a chega de um novo tempo para a instituição responsável pela formação anual de milhares de profissionais em diversas áreas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário