Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Santos - Ciclovia na Zona Noroeste

 Projeto da ciclovia da Av. Nossa Senhora de Fátima 
é apresentado na Zona Noroeste

A malha exclusiva para ciclistas será ampliada em 3.260 metros, com a ciclovia da Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste, a ser construída pela prefeitura no canteiro central no próximo ano. O edital
para licitação da obra, com custo estimado de R$ 6,4 milhões, foi lançado no dia 08/12, com início previsto em fevereiro de 2012 e duração de oito meses.
Na noite do ia 07/12, moradores e lideranças comunitárias conheceram detalhes do projeto elaborado pela Prodesan, durante reunião com o prefeito João Paulo Tavares Papa, no Complexo Esportivo da Zona  Noroeste. Dos 3.260 metros de extensão da ciclovia, 260 m serão na Av. Martins Fontes, para interligação com a existente naquela via. A nova faixa destinada aos ciclistas será construída em laje de concreto moldada
com largura variável entre 1,80m e 2 m. Devem ser usados aproximadamente 7.000 m² de concreto desempenado. Durante o encontro, Papa destacou que a obra prevê, além da ciclovia, reurbanização da avenida. “O projeto envolve repavimentação e nova iluminação. Também vai disciplinar a travessia de pedestres e tornar a via mais segura para todos”, disse o prefeito, que também traçou a evolução da rede cicloviária da cidade.
Pelo projeto, haverá alterações no canteiro central, que hoje tem 2m de largura, mas com as mudanças será ampliado para 3,80 m, exceto em pequenos trechos. Em função disso, as pistas terão 8,40 m de largura útil. O trecho da pista no sentido São Vicente/Santos, entre as ruas Abílio dos Santos e Boris Kauffmann, será o
único a manter a largura atual de 9,90 m. A calçada, na direção São Vicente/Santos, será reduzida em 1,10m. O passeio sentido Santos/São Vicente terá a largura diminuída em trechos entre as ruas Domingos José Martins e Tomoishi Kobuchi; Pedro P.Giovane e Júlia F. de Carvalho e Abílio dos Santos e Boris Kauffmann.
A nova faixa para ciclistas se integrará à malha cicloviária da cidade, que já possui ciclovias em toda extensão
da orla, no corredor das avenidas Francisco Glicério/Afonso Pena (entre o canal 1 e a Ponta da Praia) e
nas avenidas Mário Covas, Martins Fontes, Rangel Pestana, Ana Costa, Pinheiro Machado e Waldemar Leão, totalizando atualmente 21 km de extensão.
Depois de concluída, a ciclovia terá 125 novos postes metálicos no canteiro central para iluminação e dar
mais segurança aos usuários. Outros 140 postos na calçada ao lado da pista no sentido São Vicente/Santos
serão recolocados. O projeto também contemplará plano paisagístico. Haverá replantio de 211 palmeiras ‘jerivá’, que se somarão às outras 261 da espécie que serão plantadas. A segurança dos ciclistas também é prioridade: serão colocados 700 metros de gradil no canteiro central, nos trechos em que terá 3 m.
Além de moradores e representantes das sociedades de melhoramentos de bairros da Zona Noroeste, estiveram presentes na reunião técnicos da Prodesan, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) e vereadores.

Fonte: Diario Oficial de Santos nº  5544 
do dia 08 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário