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sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Após nó no trânsito, segundo corredor de ônibus no centro deve passar por reajustes

Do R7 | 30/12/2011 às 07h52


BRS (Bus Rapid Service) Rio Branco fica no trecho entre a Candelária e a Cinelândia


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A secretaria municipal de Transporte informou que o BRS (Bus Rapid Service) da avenida Rio Branco, no trecho entre a Candelária e a Cinelândia, centro do Rio, deve passar por reajustes, após o nó no trânsito no primeiro dia defuncionamento, na quinta-feira (29).
O objetivo do corredor de ônibus é desafogar o tráfego. No entanto, o sistema deu deixou o trânsito complicado na avenida Presidente Vargas. O reflexo do congestionamento chegou a rua Francisco Bicalho, no Santo Cristo.
O secretario municipal de Transporte, Alexandre Sansão, disse que o mau trânsito na Presidente Vargas, primeiro trecho do BRS, sofreu impactos maiores devido à adaptação dos motoristas aos lugares de embarque e desembarque. 
    
Sansão afirmou que foram feitas reuniões para melhorar o deslocamento de veículos na avenida com representantes de consórcios e técnicos da prefeitura.

O secretario ainda ressaltou que a CET-rio está avaliando o tempo de sinais de trânsito na Rio Branco e nas ruas próximas.
2º corredor no centro
O horário de funcionamento do novo BRS será das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados, não funcionando aos domingos e feriados.
Para não comprometer a fluidez do BRS Rio Branco, a prefeitura alterou o sentido de direção da rua Senador Dantas, que agora passa a ser no sentido rua do Passeio / avenida Almirante Barroso.
As linhas intermunicipais que não passam mais pela Rio Branco foram distribuídas para seis pontos: avenida Graça Aranha (13 linhas); rua Araújo Porto Alegre (9 linhas); rua do México, próximo à rua Pedro Lessa (12 linhas ); rua do México próximos à rua Araújo Porto Alegre e avenida Nilo Peçanha (9 linhas); avenida Marechal Aguinaldo Caiado de Castro (15 linhas) e rua Evaristo da Veiga (6 linhas).
circulação nos corredores é permitida somente aos ônibus ou micro-ônibus, de linhas regulamentadas, nos respectivos pontos de parada sinalizados; veículos para transporte escolar; táxis para transporte de portador de necessidades especiais; táxis com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito e veículos utilizados para transporte de portador de necessidades especiais.
Rua Araújo Porto Alegre
Esse corredor manterá faixas exclusivas, à direita do tráfego, para circulação e parada para embarque e desembarque reservada somente aos ônibus, aos táxis (desde que estejam com passageiros), e os demais veículos autorizados no sistema BRS.
Fica proibido o tráfego de ônibus de linhas regulares na faixa à esquerda do tráfego na rua Araújo Porto Alegre, no trecho de via entre a avenida Rio Branco e a avenida Presidente Antônio Carlos.
A Secretaria de Transporte informou que os ônibus de linhas regulares somente deverão circular nas faixas à direita do tráfego, exceto em situações de emergência.
O corredor Araújo Porto Alegre segue as mesmas regras e horários dos demais BRS. Proíbe a parada e o estacionamento de veículos ao longo do lado direito, nos dias úteis, das 6h às 21h e nos sábados, exceto feriados, das 6h às 14h. Proíbe, também, o estacionamento de veículos ao longo do lado esquerdo do tráfego da rua Araújo Porto Alegre, no trecho entre a avenida Rio Branco e a Presidente Antônio Carlos.
1º BRS no centro
O primeiro corredor preferencial para ônibus, no centro do Rio de Janeiro, começou a funcionar no dia último dia 17. A faixa exclusiva abrange a avenida Presidente Antônio Carlos e a rua Primeiro de Março.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, a frota na Presidente Antônio Carlos e na Primeiro de Março deve ser reduzida em 15%, o equivalente a cerca de 50 ônibus a menos.

Fonte: Portal R7

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