Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Ônibus do Hospital do Câncer fecha o ano com mais de 500 atendimentos gratuitos

31/12/2011 07h08
Fonte: Dourado News
MidiaMax






Inaugurado em outubro de 2011, o ônibus itinerante do Hospital do Câncer visitou até agora três cidades do interior de Mato Grosso do Sul, sendo elas Camapuã, Rio Verde e Miranda. Desde a inauguração até dezembro, foram realizados mais de 500 atendimentos.
Em viagem sempre aos sábados, a equipe do Hospital Itinerante oferece também palestras informativas sobre a doença. De acordo com o oncologista Fabrício Colacino Silva, idealizador e coordenador do projeto, a ideia de atuação do ônibus ser somente no interior é a falta de estrutura no atendimento nessas cidades. “Quando o paciente chega a Campo Grande com o diagnóstico, geralmente o câncer já está em estágio avançado”, pontua Fabrício.
Com quatro módulos de atendimento, o ônibus tem estrutura de dois andares, onde comporta centro cirúrgico, consultório, mamografia digital e sala de Papa Nicolaou, que faz o exame de colo do útero.
No total de 80 profissionais envolvidos no projeto, o Hospital Itinerante conta em toda viagem com o plantão de 12 integrantes, sendo dois médicos, dois enfermeiros, um motorista, dois técnicos de radiologia e cinco auxiliares de enfermagem.
Segundo Fabrício, o projeto surgiu com a indignação de tantos casos avançados e a dificuldade no tratamento. “Quando o paciente chega aqui em fase avançada, há somente 20% de chance de cura, enquanto que no início essa porcentagem é quase absoluta, sem contar que o valor do tratamento dobra”, diz o médico.
Funcionamento
Fabrício explica que antes da equipe se deslocar até às cidades, é feito um treinamento com um representante do local, que fica responsável em selecionar 200 pessoas para o atendimento.
Além do Hospital do Câncer, o projeto itinerante recebe o apoio da Cassems e também é ajudado financeiramente com eventos promovidos nas cidades por onde passa, com a ajuda da população. “Assim também despertamos o trabalho social e a cidadania”, garante Fabrício.
Próximos destinos
Em 2012, o Hospital do Câncer Itinerante atenderá 20 cidades do interior de Mato Grosso do Sul. As duas primeiras viagens, em fevereiro, estão marcadas para Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes. Em março o ônibus segue para Ribas do Rio Pardo e Sete Quedas.
No decorrer do ano, as outras 16 cidades que recebem atendimento gratuito são Coxim, Água Clara, Aquidauana, Fátima do Sul, Cassilândia, Sonora, Naviraí, Jardim, Bonito, Sidrolândia, Aparecida do Tabuado, Corumbá, Ponta Porã, Camapuã, Chapadão do Sul e Rio Verde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário