Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Roda SP - Baixada Santista




Secretário França fala durante o lançamento do Roda SP na Baixada Santista. <span>Foto: Fabrício Souza</span>
Fabricio Sousa


LITORAL RECEBE LINHAS TURÍSTICAS COM ÔNIBUS DOUBLE-DECKE

Quem descer a Serra do Mar nessa temporada e visitar a Baixada Santista terá a oportunidade de, em um ou dois dias, conhecer várias cidades do Litoral Sul por apenas R$ 10. Entre 15 de dezembro e 5 de fevereiro, os ônibus turísticos do Projeto Roda SP darão essa chance a quem estiver aprovetando as praias dos oito municípios da Costa entre Bertioga e Peruíbe.

Com uma única passagem, o viajante ganhará uma pulseirinha, válida para ser usada por dois dias seguidos, e poderá escolher entre as rotas Amarela, Azul, Laranja, Rosa, Roxa, Vermelha e Verde e visitar pontos turísticos da região através do programa. As linhas passam por Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga. Essas passagens são vendidas em posto na Praça da Biquinha, em São Vicente, e dentro dos próprios ônibus.


França e Alckmin: Muito além de um city-tour
França e Alckmin: Muito além de um city-tour
O projeto foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin em um evento na manhã do dia 14 de dezembro, no atracadouro de Santos, junto àentrega de um novo atracador e a reforma de 12 lanchas e 12 balsas. Na ocasião, as autoridades falaram sobre o projeto à imprensa, que foi convidada para um tour experimental com o ônibus Double-decker.


"Temos este belo projeto: são 15 unidades, 10 ônibus novinhos e cinco vans para mostrar a nossa região, desde Peruíbe até Bertioga. Aqui está a história, aqui nasceu o Brasil, tem cultura, história, desenvolvimento, oportunidade de trabalho, esta é a bola da vez. A Baixada Santista é hoje o principal polo de desenvolvimento, de qualidade de vida, de progresso do nosso país", disse o governador.
“O Roda SP vai muito além de um city-tour comum. O turista pode pegar um ônibus no Guarujá, descer em São Vicente e almoçar na Ilha Porchat. Depois, pegar um outro ônibus e passar o fim da tarde no Gonzaga, em Santos. É um produto turístico extremamente útil ebarato, que facilita o passeio dos viajantes e redistribui o fluxo de pessoas entre as cidades vizinhas”, explica o secretário de turismo do Estado de Sâo Paulo, Márcio França.
Segue a descrição das rotas. Para visualizar o itinerário completo, clique aqui.
Rota Amarela - Funcionará todos os dias, com saídas programadas de 45 em 45 minutos, das 9h às 16h45. O itinerário começa em São Vicente, na Biquinha, passando pelo teleférico da cidade, onde haverá a opção do viajante conhecer o Monumento de Niemeyer, na Ilha Porchat. Chegando a Santos, os passageiros poderão descer na praia do Gonzaga, próxima à praça das Bandeiras. O ônibus ainda passará pelo Áquario da cidade e finalizará o trajeto na Balsa que leva ao Guarujá, na Ponta da Praia.
Rota Azul - Também parte da Biquinha, em São Vicente, rumo à Praia Grande. Lá, os turistas poderão conhecer as praias do Canto do Forte, do Boqueirão e de Ocian, passando pela Praça Duque de Caxias, pela Praça da Paz e pela Estátua de Netuno, respectivamente. Essa linha funcionará às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas de 1h em 1h, das 9h às 17h.
Rota Laranja - Sai da Biquinha em São Vicente, rumo à estátua de Netuno na praia de Ocian em Praia Grande. Na sequência, parte para Mongaguá, onde os ônibus passarão pela Praia Central, que dá acesso ao Poço das Antas, pela Feira das Artes e pela Plataforma Marítima de Pesca Amadora, junto ao Parque Ecológico “ Tribuna”. Este percurso estará disponível às segundas, quartas-feiras e aos sábados, com saídas a cada 1h20, das 9h às 17h10.
Rota Rosa - Parte da Plataforma Marítima de Pesca Amadora, junto ao Parque Ecológico “A Tribuna”, indo em direção a Itanhaém. Neste município os viajantes do ônibus poderão conhecer a Igreja Matriz Sant’anna, onde onde está o Monumento Anchieta, e também poderão descer na Cama de Anchieta e na Praia de Cibratel. Esta opção de linha funcionará às segundas, quartas-feiras e aos sábados, com saídas de 1h30 em 1h30, das 9h às 16h.
Rota Roxa - Estará disponível às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas a cada 1h15, das 9h15 até às 16h45. Ela derá aos participantes a chance de conhecer pontos turísticos do Guarujá, saindo da balsa. Os viajantes poderão descer nas praias do Tombo, das Astúrias, das Pitangueiras, da Enseada (parando no Acqua Mundo e depois no Tortugas). Nesse momento, uma troca de ônibus acontecerá, continuando o trajeto pelas praias do Pernambuco, do Perequê e Branca, na divisa com Bertioga, finalizando o trajeto.
Rota Vermelha - Essa linha terá Bertioga como seu roteiro. Os ônibus sairão do Forte São João, na balsa que liga a cidade com Guarujá, passando pelo Sesc do município e terminando a viagem em Riviera de São Lourenço. Seu funcionamento acontecerá às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, de 1h em 1h, das 9h às 17h.
Rota Verde - Ela parte da Praia do Cibratel, rumo a Peruíbe. O itinerário prevê passagens pelas Ruínas de Abarebebê, pela Praia Central e pelo Lamário. Esta linha estará disponível às segundas, quartas-feiras e aos sábados, a cada 1h15, das 9h às 16h30.
Cruzamento de Rotas:
A novidade nessa edição do Projeto é a integração dos caminhos por onde os ônibus passarão. Se, por exemplo, o viajante pegar a Rota Rosa, que parte de Mongaguá, ele terminará o percurso na Praia do Cibratel, em Itanhaém. Ao invés de voltar para o ponto de partida, ele poderá iniciar o trajeto da Rota Verde, cujo destino é Peruíbe, sem precisar comprar outra passagem. Confira os pontos de cruzamento:
Biquinha – São Vicente: Rotas Amarela e Azul
Balsa – Guarujá/Santos: Rotas Amarela e Roxa
Plataforma Marítima de Pesca Amadora – Mongaguá: Rotas Laranja e Rosa
Praia do Cibratel – Itanhaém: Rotas Rosa e Verde
Balsa – Bertioga/Guarujá: Rotas Roxa e Vermelha

Veja Mais:
A edição de verão do Roda SP faz parte do 1º Festival de Verão, promovido também pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para incentivar ainda mais o comércio na alta temporada da Baixada Santista.

 por Marina Dantas e Fernando Arbex





ITINERÁRIOS:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário