Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 5 de setembro de 2010

VLT-LEIS SANCIONADAS

Leis referentes ao sistema VLT sãol sancionadas

Duas leis municipais referentes à implantação do sistema VLT-Veículo Leve sobre Trilhos (O Metrô Leve em Santos) foram sancionadas no dia 03 de setembro do corrente ano pelo prefeito João Paujlo Tavares Papa, depois de aprovadas pela Câmara.

Uma delas autoriza a prefeitura a conceder à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo) o uso do solo da área que receberá o novo meio de transporte. A outra institui a integração físico-tarifária entre o sitema VLT e as linhas convencionais de ônibus. Ambas (2.713 e 2.714) estão publicadas no Diario Oficial de Santos nas páginas 10, 11 e 12.

A autorização para cessão de área do município diz respetio à faixa atualmente ocupada pelo canteiro central da Avenida Fancisco Glicério, entre a Av. Senador Pinheiro Machado (Canal 1) e Rua Oswaldo Cruz, onde circularão os veículos leves sobre trilhos. Em troca, a cidade vai receber da EMTU a área da linha férrea desativada, ao longo da mesma avendia, o que viabilizará melhorias no sitema viário da região, facilitando o acesso a ruas localizadas junto à antiga linha férea e também a ligação entre bairros.

O projeto SIM, da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, prevê na fase inicial a ligação de São Vicente (Barreiros) ao porto de Santos. Entre as vantagens do novo sistema, estão a redução da poluição ambiental e sonora, fluidez do trânsito, agilização no tempo das viagens e conforto dos passageiros.


Tarifa única

A integração físico-tarifária permitirá que o passageiro pague tarifa única em uma mesma viagem na qual utilize o VLT e o serviço de transporte coletivo convencional. A CET (Companhia de Engenharia de Trafego de Santos) e a EMTU vão elaborar o plano integrado de transporte coletivo.

A lei determina ainda que a CET terá a função de reorganizar o serviço convencional de transporte coletivo de passageiros de Santos, por meio de adequação dos itinerários e dos horários e da criação ou desativação de linhas.


Fonte: Diario Oficial de Santos

Divulgação: João Manoel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário