Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Santos entrega novo bonde turístico nesta quinta-feira

22 de setembro de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Divulgação/Prefeitura

Para celebrar os 10 anos da linha turística do bonde no Centro Histórico de Santos, a Prefeitura entrega nesta quinta-feira, às 17 horas, o novo exemplar que vai se juntar aos quatro modelos já em circulação na Cidade. O modelo vindo da cidade italiana de Turim integrará o acervo do Museu Vivo do Bonde.

A primeira viagem pelos trilhos santistas partirá da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº) e será gratuita. Durante a cerimônia, também volta a funcionar o relógio da antiga estação São Paulo Railway, restaurado em parceria com o Rotary Club de Santos.

O modelo Peter Witt, único no Brasil, foi fabricado pela Fiat na década de 40. Ele chegou às garagens da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) em 2009.

De acordo com a companhia, o veículo conta com sistema elétrico diferenciado, quatro motores (os outros já reconstruídos têm dois), dois trucks (quando o normal é um), que é o que faz a sustentação do equipamento e onde se encaixam as rodas.

Como na Itália a largura entre os trilhos é maior, houve necessidade de reduzir a distância interna entre os frisos das rodas para o perfeito funcionamento na linha no Centro Histórico. O bonde tinha 18 assentos e agora conta com 29. Outra novidade foi a instalação de circuito interno de TV, além de 22 painéis fotográficos, com imagens de quando o bonde estava em atividade na Itália e do trabalho de recuperação na CET.

Pontos turísticos

Inaugurada no dia 23 de setembro de 2000, após quase 30 anos da desativação, a linha já recebeu 950 mil passageiros, sendo mais de 69 mil este ano. O passeio tem 5 km de extensão, com passagem por pontos turísticos e culturais, como a Catedral, Palácio Saturnino de Brito (sede da Sabesp), Monte Serrat, Estação do Valongo e Teatro Coliseu. O bonde circula normalmente de terça a domingo, das 11h às 17h. Excepcionalmente nesta quinta-feira, funcionará das 11h às 16h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário