Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Santos - Painéis Eletrônicos

PAINÉIS MOSTRARÃO TEMPO PREVISTO PARA PASSAGEM DOS ÔNIBUS

Os usuários do transporte coletivo da cidade contarão com mais uma facilidade para a programação das suas viagens – painéis eletrônicos digitais, que informam o tempo previsto para a passagem dos ônibus municipais nos principais pontos de embarque. Dotados de tecnologia de última geração, os equipamentos receberão informações do Sistema de Supervisão e Monitoramento de Ônibus (SISMO) da Viação Piracicabana, que faz o acompanhamento das linhas em tempo real, via satélite.

O primeiro painel – de um total de 50 – entra em funcionamento hoje (15), às 11h30, na Praça Mauá. Outros dois serão instalados na Praça da Independência e Av. Ana Costa, próximo à Livraria Martins Fontes. Eles possuem dupla face, permitindo que a leitura seja feita dos dois lados, têm 1,83m de altura por 1,26m de largura e ficarão distantes 2,20 metros do pavimento.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), idealizadora do projeto, definiu os locais onde serão instalados os próximos equipamentos: Av. Cláudio Luiz da Costa (defronte à Santa Casa, nos dois sentidos), Av. Santista (Policlínica Nova Cintra), Av. Pinheiro Machado, 618 (próximo da R. Carvalho de Mendonça) e Av. Ana Costa (próximo do Lar das Moças Cegas).

Também receberão os painéis a Av. Vicente de Carvalho (próximo da Av. Ana Costa), Av. Bartolomeu de Gusmão (nas proximidades da R. Alexandre Martins), Praça Gago Coutinho, Rua Guaiaó (esquina com R. Alexandre Martins), Av. Conselheiro Nébias (Campus Dom Idílio/Unisantos), Av. Nossa Senhora de Fátima (Regional da Zona Noroeste) e Av. Bernardino de Campos (Beneficência Portuguesa).

Placas de itinerários - Para reforçar a orientação sobre itinerários, oferecida aos usuários de transporte coletivo, a CET e a Viação Piracicabana permanecem instalando placas que mostram o percurso das linhas dos ônibus e o tempo médio de intervalos entre elas. Dos 107 quadros previstos, 66 já estão afixados em abrigos de passageiros. Eles ilustram onde o usuário está e as opções de linhas à sua disposição, dependendo do destino desejado. As primeiras placas-piloto foram afixadas em março, a título de experiência. Técnicos da Companhia avaliaram positivamente a funcionalidade dos informativos e resolveram estender o projeto para outros corredores de tráfego. A Viação Piracicabana também está instalando 25 tótens, em substituição aos marcos de madeira, que receberão as mesmas placas de itinerários dos abrigos.

Renovação da frota – A Viação Piracicabana está renovando a frota de ônibus das linhas municipais. Serão 109 novos carros entregues até o final de outubro. Destes, 65 já estão em circulação. A idade média da frota passa a ter 1,3 ano, uma das mais novas do país. Todos os ônibus já virão equipados com dispositivo para o acesso a deficientes físicos. Outra novidade é que cada um desses veículos possui três câmeras digitais, duas voltadas para o interior do ônibus e uma para o exterior. O objetivo é aumentar a segurança dos usuários e do motorista.

Site – O site Santos Ônibus (www.santosonibus.com.br), a partir de hoje, possibilita consulta de horários e itinerários de ônibus em tempo real e de forma mais interativa, uma vez que as informações estão integradas com o Google Maps, apresentando interface de fácil entendimento e informações mais precisas.

É possível visualizar todos os pontos de parada existentes ao longo do percurso de cada linha e a localização exata de cada um deles, com um clique no botão esquerdo do mouse. O site também mostra o horário em que os ônibus passaram no último ponto e o itinerário completo da linha.

15.09.10
Assessoria de imprensa
CET-Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário