Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bonde italiano doado a Santos está em fase final de restauração

De A Tribuna On-line

13 de setembro de 2010

Créditos: Marcelo Martins - Prefeitura de Santos

Créditos: Marcelo Martins - Prefeitura de Santos
No mês de aniversário, os trilhos do Centro Histórico de Santos poderão ganhar mais um bonde para integrar a linha turística da Cidade. Com este, o Município contará com cinco veículos em circulação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos, o bonde, fabricado em 1958 e de procedência italiana, chegou ao Brasil no ano passado e está em fase final de restauração, a cargo da equipe especializada da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O gerente de manutenção da empresa, Marcos Rogério Nascimento, disse que este tipo de bonde é modelo único no País, possuindo características diferentes dos outros já reconstruídos. Representa, portanto, um novo desafio para os profissionais da CET.

“O veículo possui sistema elétrico diferenciado, quatro motores (os outros têm dois) e dois trucks, que é o equipamento que faz a sustentação do bonde e onde se encaixam as rodas, enquanto os outros têm apenas um. Apesar das dificuldades encontradas, o resultado é um veículo com menor nível de ruído e sistema de freio que combina o pneumático e o elétrico, o que evitará frenagens bruscas”.

Como na Itália a largura entre os trilhos é maior, houve necessidade de reduzir a distância interna entre os frisos das rodas para o perfeito funcionamento na linha no Centro Histórico. Assim, as peças receberam tratamento especial de usinagem, sendo submetidas a um sistema de intenso aquecimento. Também foram executados serviços de restabelecimento do painel geral de comando, que faz o acionamento dos freios, das setas e das chaves da porta, e controle dos motores.

Os trabalhos previstos para esta semana são o acabamento interno em madeira e pintura em dois tons de verde. “Os profissionais da CET tentam ser fiéis às características originais dos bondes. Para isso é feito um trabalho empírico e ampla coleta de materiais antigos, como ilustrações, jornais e livros, e até relatos de pessoas que utilizaram esse transporte na Itália”, afirmou Nascimento. Será mais uma opção para os moradores e visitantes, além da própria ampliação do acervo do Museu Vivo de Bondes.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=55535&idDepartamento=5&idCategoria=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário