Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Metrô-RJ: ônibus ampliam acessibilidade

14 de Setembro de 2010

Veículos adaptados atenderão passageiros

Nesta terça-feira, 13, entrou em funcionamento dois novos ônibus adaptados nas linhas de superfície Botafogo-Gávea e Ipanema/General Osório-Gávea. Os modelos fabricados especialmente para a concessionária Metrô Rio utilizam o conceito low entry (Piso Baixo).

Além disso, os veículos têm rampas dobráveis e dispensam o uso de elevadores hidráulicos, mecanismo utilizado para o embarque e desembarque de cadeirantes. A rampa de acesso é acionada manualmente pelo motorista.

“O compromisso do Governo do Estado é oferecer transporte de qualidade, conforto e segurança a todos os cidadãos fluminenses. Se deslocar com autonomia, dignidade, segurança e sem restrição é fundamental para qualquer pessoa, sendo ela portadora de necessidades especiais ou não”, destaca Sebastião Rodrigues, secretário de transportes.

Outra importante ferramenta dos ônibus é o balaústre tátil, que orienta deficientes visuais. Eles poderão se guiar pela textura do banco e do apoio metálico para encontrar assentos preferenciais.

Os veículos também são equipados com suspensão a ar, vidros panorâmicos, câmbio eletrônico e motor traseiro que reduz ruídos. A frota das linhas do metrô na superfície dispõe de 32 ônibus, quatro já com acessibilidade. Todos os veículos devem estar equipados com o balaústre tátil até o fim do ano.


Fonte: WebTranspo

http://www.webtranspo.com.br/agencia/19624-metro-rj-onibus-ampliam-acessibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário