Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro - Internautas citam o transporte público como empecilho para deixar carro em casa na quarta-feira

20 de setembro de 2010

De A Tribuna On-line



Na próxima quarta-feira, é o Dia Mundial Sem Carro, que tem como objetivo estimular o uso do transporte público e de outras opções de locomoção, como a bicicleta e a caminhada em trajetos curtos.


Com isso, além de melhorar o trânsito, as pessoas estarão contribuindo com o meio ambiente e com a própria saúde. Somente em Santos, há 1,6 veículo por pessoa, segundo a diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Luciane Beck.

Desde o início da manhã, os internautas de A Tribuna On-line opinam sobre o tema (deixe abaixo o seu comentário). Eles citam o transporte público da Baixada Santista como empecilho para deixar o carro em casa.


"Quem sabe no dia em que tivermos um transporte de qualidade, hoje não. Veículos velhos, motoristas estressados por dupla função, fora o tempo de viagem e espera nos pontos. Feliz aquele que tem seu carro e moto e pode trabalhar com ele", diz o internuta Sergio Luiz.


"Vão colocar mais ônibus neste dia ou vou continuar esperando de 30 a 40 minutos pelo ônibus para voltar do almoço?", questiona Cristina.


Adesão


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos pediu que todos os funcionários compareçam ao trabalho sem o carro, na quarta-feira. Também entrou em contato com empresas para que os trabalhadores façam o mesmo. No Parque Municipal Roberto Mario Santini, no Emissário Submarino, haverá das 9 às 14 horas, atividades educativas sobre as vantagens do uso racional dos automóveis.


A Companhia de Engenharia de Trafego (CET) ainda não informou se haverá reforço no transporte público neste dia. As outras cidades da Baixada Santista ainda não divulgaram a programação.


O que é


O Dia Mundial sem Carro existe no Brasil há nove anos e é lembrado também em mais de 40 países. A ideia é chamar a atenção das pessoas para o uso racional do transporte individual e incentivar formas alternativas de locomoção. O grande número de veículos causa congestionamentos, poluição do ar e sonora, acidentes fatais e alto consumo de combustíveis não renováveis, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário