Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

No Dia Sem Carro, Volvo apresenta ônibus híbrido: diesel e elétrico

21/09/2010
principal











Nesta quarta (22), Dia Mundial Sem Carro, a Volvo apresenta em Curitiba o ônibus 7700 Hybrid, com dois motores, um a diesel e outro elétrico. A apresentação será às 11h, no estacionamento da Prefeitura, com presença do prefeito Luciano Ducci e do presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta.

O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. A diminuição das emissões de gases poluentes que saem do escape é de cerca de 50%.

O motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de cerca de 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.

A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

Antes da apresentação do ônibus híbrido, o prefeito Luciano Ducci assinará editais de licitação para obras de recuperação de asfalto. Os editais são de R$ 595 mil para 9,6km em obras de fresagem e de R$ 525 mil para 42km em obras de microrevestimento. A assinatura será às 10h, no Gabinete do Prefeito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/no-dia-sem-carro-volvo-apresenta-onibus-hibrido-diesel-e-eletrico/20612

Nenhum comentário:

Postar um comentário