Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa 2014: projetos recebem recursos-FGTS libera recurso para o PAC da Mobilidade

Curitiba foi pioneira na implantação de BRT

O Governo Federal acaba de anunciar a liberação de aproximadamente R$ 1,5 bilhão em recursos provenientes do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para obras de infraestrutura do transporte urbano em três cidades-sede da Copa de 2014: Recife, Salvador e Brasília.

Segundo a NTU (Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos), este é o primeiro passo para a concretização dos projetos que visam a melhoria dos transportes coletivos para Copa que, ao todo, contarão com investimentos de aproximadamente R$ 11 bilhões nas cidades-sede do mundial.

“Já é tempo dos projetos começarem a ser implantados, afinal, assim como os estádios, os sistemas de transporte coletivo já devem estar funcionando em 2013, na Copa das Confederações. Ou seja, os municípios-sede já deverão estar aptos a comportar o deslocamento de milhares de turistas, além da própria população local, durante o evento”, argumenta Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da entidade.

Conforme informações da associação, o governo federal definiu que a primeira fase do PAC da Mobilidade Urbana financiará 40 projetos de infraestrutura para transporte, por meio do programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades. Desse total, 20 sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) – ônibus que circulam em corredores exclusivos –, serão construídas em nove das 12 cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil.

“O Brasil é pioneiro na criação e implantação desse tipo de sistema, tanto na produção de veículos quanto na construção da infraestrutura das vias e operação do sistema. A cidade de Curitiba foi a precursora e seus resultados foram bastante positivos, o que incentivou a implantação dos BRTs em mais de 80 cidades em todo o mundo”, explica Bicalho.

Fonte: Webtranspo

Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/infra/18455-copa-2014-projetos-recebem-recursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário